Emoção e reconhecimento marcam velório de Dr. Clóvis Chiaradia

Curta o JornalBiz no Facebook  Instagram  Twitter

por Bernardo Fellipe Seixas

Durante todo o domingo nas redes sociais os amigos, companheiros de trabalho, funcionários públicos, políticos e pacientes lamentaram a morte do ex-prefeito e médico ourinhense Dr. Clóvis Chiaradia, ocorrida ontem, 14, por problemas renais. Ele tinha 86 anos, e foi eleito prefeito em 1988, tendo sua gestão marcada pelas questões sociais. Em 1996 foi eleito vice-prefeito de Toshio Misato, tendo assumido a Prefeitura durante seis meses em 1999.

Dr. Clóvis Chiaradia em sua residência, no ano de 2016

Em sua gestão foram construídas casas populares e houve investimentos relevantes na educação, cultura e esportes. Através de sua iniciativa, o escritor Jefferson Del Rios pôde escrever e publicar o livro mais importante sobre a história da cidade, “Ourinhos, memórias de uma cidade paulista”, e foi realizado concurso para escolha do Hino da cidade, de autoria de Fernando Henrique Mella Ribeiro, o Fernando Cavezale, recentemente falecido vítima da Covid-19.

Durante seu mandato, Clóvis Chiaradia deu início à construção do prédio que abrigaria um grande sonho, a construção do Hospital Regional, mas não foi possível terminar a obra. Durante anos o esqueleto do prédio ficou abandonado, até que, em 2013, durante a gestão Toshio Misato, o projeto foi concluído, transformando-se no Ambulatório de Especialidades – AME, mantido pelo governo estadual.

Clóvis e Flávio Moraes. Ao fundo os ex-vereadores Múcio Correia e Edson Carnevalle

A escola Profª. Dorothildes Bononi Gonçalves, a EMEI Maria José Ferreira e as NEI Nhandeara, Curupira, Benedita Fernandes Cury, Marupiara, Enry Cesar Cury Negrão e Curumim são algumas obras marcantes da sua gestão (1989-1992).

Clóvis e a esposa Haid. Ao fundo, à direita, Flávio Moraes e Toshio Misato.

Apaixonado pela cultura indígena, Clóvis Chiaradia publicou em 2008  o “Dicionário de palavras brasileiras de origem indígena”, contendo cerca de 30 mil verbetes, uma referência na bibliografia sobre o assunto.

O velório aconteceu na tarde de hoje, na Câmara Municipal, reunindo amigos, familiares e autoridades que lembravam a personalidade humilde, a formação humanista, o olhar para os mais pobres e a cultura invejável do ex-prefeito. O músico Ronaldo Camacho, amigo pessoal da família Chiaradia, emocionou a todos ao cantar Romaria, sucesso de Renato Teixeira. Veja o vídeo ao final da matéria.

Clóvis Chiaradia era casado com a professora e ex-vereadora Adelheid Chiaradia, e deixou os filhos Bruno, Caio e Betina, noras, genro e netos.

Velório do ex-prefeito e médico Dr. Clóvis Chiaradia aconteceu nesta tarde na Câmara Municipal de Ourinhos

O caixão com o corpo de Dr. Clóvis deixou o plenário da Câmara carregado pelos filhos e familiares, sob uma longa salva de palmas.

Veja abaixo o filme “Ourinhos 1988”, de Luiz Carlos Seixas, que conta a história da eleição municipal que consagrou Clóvis Chiaradia como prefeito.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz