Eleições 2024: Ourinhos terá mais de 200 candidatos a vereador; confira o cenário

Câmara Municipal de Ourinhos. | Foto: TV Câmara

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas / Jornal Biz | Atualizado às 14h45 de 13/06/2024

Aproximadamente 60% dos concorrentes a uma vaga na Câmara Municipal deverão apoiar a candidatura de Guilherme Gonçalves para prefeito de Ourinhos

O eleitor de Ourinhos poderá ter 224 opções de voto para vereador na próxima eleição. Informações de bastidores indicam mobilização intensa nos partidos nos últimos dias, com definições importantes para o cenário eleitoral. Com uma média superior a 14 candidatos por vaga, a disputa pelo mandato promete ser bastante acirrada. Atualmente a Câmara Municipal de Ourinhos é composta por 15 vereadores, cada um recebendo um salário próximo a R$ 9 mil e direito a um assessor. Todos os atuais parlamentares tentarão se reeleger nas eleições de 6 de outubro.

JORNALBIZ.COM – O Portal de Conteúdo de Ournhos e região.

A coligação de apoio ao pré-candidato a prefeito Guilherme Gonçalves deverá lançar o maior número de concorrentes. Formada por oito partidos — Podemos, Republicanos, PDT, PP, PL, Novo, PRD e União Brasil — a base de Gonçalves deve anunciar até 128 candidaturas à Câmara. Entre os candidatos estão os atuais vereadores Latinha e Nilce Araújo (PP), Roberto Tasca (PRD) e Gil Carvalho (PL). “É muito importante que a nossa cidade tenha vereadores comprometidos em defender os reais interesses do povo. Nosso grupo está unido, motivado e vai apresentar ótimas opções de voto para os eleitores”, disse o vereador Guilherme (Podemos).

O grupo de apoio ao pré-candidato Mário Ferreira também está se mobilizando para a disputa. A federação formada por Rede e Psol planeja lançar 16 candidatos, incluindo Roberta Stopa, do Coletivo Enfrente, que tentará manter sua posição no Legislativo. O médico Ronaldo Canizela, candidato a prefeito em 2004, volta à disputa eleitoral após 20 anos. “Vamos para as eleições com chapa completa. Como temos candidatos de sobra, estamos ainda em negociação com os partidos para definir os 16 nomes”, afirmou Mário Ferreira em mensagem enviada por aplicativo ao Jornal Biz.

A federação PT-PV tem Toninho do PT como pré-candidato a prefeito e deve lançar 16 nomes ao Legislativo, sendo 14 pelo PT e duas pelo PV. A chapa proporcional de apoio a Toninho terá predominância de nomes novos na política local, e será a única sem nenhum representante na atual Câmara.

O Jornal Biz entrou em contato com o pré-candidato Caio Lima (PSD), mas não obteve resposta até o momento da publicação desta reportagem. O escolhido de Lucas Pocay (PSD) para sua sucessão deverá contar com o suporte de cinco partidos — PSD, MDB, PSB e Cidadania/PSDB — e lançar 64 candidatos.

Desde o início do primeiro mandato do atual prefeito, em 2017, a Câmara de Ourinhos vive uma fase de pouca autonomia, frequentemente funcionando apenas como um apêndice da Prefeitura. Episódios marcantes refletem essa falta de independência política e desrespeito para com a população. O prefeito Lucas Pocay tem por hábito responder apenas aos requerimentos de informações que lhe interessam, tendo ignorado mais de 2.000 proposituras aprovadas pelo Legislativo, muitas de parlamentares de sua base de apoio. Em março de 2022, o então presidente da Câmara, Santiago Lucas (Cidadania), fechou as portas do Legislativo, impedindo a participação popular em uma sessão extraordinária marcada para o meio-dia, na qual os vereadores votariam projetos de interesse do prefeito, incluindo aumentos salariais para agentes políticos. Em 2019, o então vereador Abel Fiel assinou um documento para investigar possíveis irregularidades na Prefeitura, mas posteriormente retirou seu apoio, alegando ter assinado sem ler.

JORNALBIZ.COM – O Portal de Conteúdo de Ourinhos e região.

LEIA TAMBÉM:

Vereadores pediram troca de lâmpadas mais de 2 mil vezes à Prefeitura durante as gestões Pocay

Lauro Migliari – o prefeito ourinhense cassado pela ditadura

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube

Clique no banner e saiba mais.