Curta o JornalBiz no Facebook Instagram YouTube
por Bernardo Fellipe Seixas
- ATENÇÃO: texto publicado às 11h42 de 18/12 e corrigido às 10h30 de 19/12/2024. Veja ao final da matéria.
Cerimônia foi cancelada, e diplomas disponibilizados de forma online
O futuro prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos), seu vice Alexandre Zóio (PL) e os 15 vereadores eleitos e suplentes para a próxima legislatura, 2025-2028, não participarão da tradicional cerimônia de diplomação, uma vez que os documentos foram disponibilizados eletronicamente.
A cerimônia, que ocorreria no dia 11 de dezembro, às 14 horas, foi cancelada pela juíza eleitoral Dr. Raquel Grellet Pereira, em conformidade com a nova Resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), expedida em 30 de setembro. A Resolução nº 652/2024 torna facultativa a realização do evento, justificando que todos os candidatos eleitos serão considerados diplomados, para fins legais, a partir das 14 horas desta quarta-feira (18). A cerimônia de posse está agendada para 1º de janeiro de 2025.
É a primeira vez na história de Ourinhos que os eleitos nas urnas não receberão seus diplomas. Em fevereiro de 1969, Lauro Migliari tomou posse como prefeito e chegou a ser diplomado, mas foi cassado pela ditadura militar após seis meses de mandato.
Enquanto cidades como Assis, Marília e Botucatu realizaram normalmente suas cerimônias de diplomação, os novos vereadores ourinhenses Celinho Cabeleireiro (Podemos) e João Gonçalves (PP) não terão a oportunidade de vivenciar esse momento. Os outros 13 parlamentares, assim como o prefeito e o vice eleitos, já puderam participar de eventos similares anteriormente.
- ERRAMOS: Em 2020, o prefeito Lucas Pocay foi reeleito para um novo mandato de quatro anos à frente da Prefeitura de Ourinhos. Durante uma das fases mais críticas da pandemia da Covid-19, sua diplomação ocorreu em 17 de dezembro de 2020,de forma virtual. Em 2016, no entanto, Pocay foi diplomado presencialmente.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube
LEIA TAMBÉM:
Lauro Migliari – o prefeito ourinhense cassado pela ditadura