Crianças, idosos e animais de estimação sofrem mais com tempo seco

Imagem: Shutterstock

Se você é daqueles que todo dia entra em sites de previsão do tempo para ver se vai chover em Ourinhos, tente vencer a ansiedade. O tempo deve continuar seco e sem chuva, o que favorece doenças respiratórias. Para esta semana, a previsão mostra uma onda de calor vai fazer as temperaturas chegarem a 38º na quarta-feira e quinta-feira.

___continua após publicidade___

Em Ourinhos o ar tem, frequentemente, registrado menos de 20% de umidade, que piora com as queimadas registradas na região. Além das doenças respiratórias como alergias, pneumonias e sinusites, também são comuns o sangramento nasal, mal estar, tontura ou pele seca.

Para aliviar enquanto São Pedro não colabora, hidrate-se bem. Beber muita água é essencial, mas os olhos podem precisar de colírios lubrificantes, e a pele precisa receber hidratação com cremes adequados.

Atenção | Nada de banhos quentes ou uso de buchas, que podem irritar ainda mais a pele que já está seca. Exercícios físicos também são contraindicados, e o uso de umidificadores domésticos alivia os sintomas desagradáveis da secura. Se você não pretende abandonar os exercícios físicos, prefira os que são realizados na água como hidroginástica ou natação.

Redobre os cuidados com crianças e idosos, que podem ficar desidratados com mais facilidade.

Animais também sofrem com calor e tempo seco. | Foto: Quatree

CÂES E GATOS também sofrem com tempo seco

Informações: Central Assessorias

A baixa umidade relativa do ar pode causar até pneumonia nos animais de estimação. “Os bichinhos com focinho curto ou achatado, como shih-tzupug buldogue, que já apresentam dificuldade para respirar, acabam tendo o problema agravado, assim como os filhotes em geral”, afirma a veterinária Karina Mussolino, da Petz.

___continua após publicidade___

Entre as alterações que podem ocorrer com a secura do ambiente, a especialista destaca a respiração mais ofegante e crises respiratórias. “O ideal é evitar caminhadas longas e brincadeiras muito ativas nesses dias, principalmente das 10h às 16h”, orienta a veterinária. Segundo ela, aumenta ainda o risco de contrair a traqueobronquite canina ou a rinotraqueite felina. “Caso não sejam tratados adequadamente, esses transtornos podem levar a complicações e até a uma pneumonia. Pets de focinho curto ou achatados [braquicefálicos] têm maior dificuldade de respiração e predisposição para esses problemas e, assim como filhotes, podem ter aumento de secreção nasal e até contrair gripe”, completa Karina.

___continua após publicidade___

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Os olhos dos bichinhos também podem ficar mais vermelhos, lacrimejar e coçar. Isso pode fazer com que eles tentem aliviar a coceira com as patinhas, provocando lesões ou acabar levando bactérias para os olhos, causando infecção como a conjuntivite.

Dicas para amenizar os efeitos do clima:

  • Leve sempre recipientes de água para os passeios. Em casa, limpe as vasilhas e troque a água várias vezes ao dia
  • Deixe toalhas molhadas ou bacias com água próximas aos locais de descanso. Umidificadores de ar também são recomendados
  • Diminua quantidade de exercícios, principalmente entre 10h e 16h
  • Faça hidratação com produtos específicos para pets
  • A inalação pode e deve ser feita somente com soro fisiológico para animais com problemas respiratórios durante fases de tempo seco, pois umidifica as vias aéreas e facilita a respiração
  • A limpeza dos olhos deve ser feita com solução fisiológica, passando o algodão delicadamente
  • Mantenha a vacinação contra a gripe em dia, assim como todas as outras, além do reforço anual
  • Fique atento a qualquer sinal de tosse, secreção nasal e ocular e dificuldade respiratória grave

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz