Chamada Geral: Praça da Vila Margarida será palco de feira de artes

Chamada Geral 1986 | Foto de Marcos Parizotto, colorida artificalmente

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter




da Redação Biz

A ideia é retomar o espírito do antigo Gica, que realizou atividades artísticas naquela praça na década de 1980

Eles eram um grupo de jovens inconformados com o marasmo cultural reinante em Ourinhos no início da década de 80. Buscavam alguma coisa mais, que só a arte pode oferecer: inspiração, emoção, sentimento de coletivo e humanização. Reuniram-se e criaram o GICA – Grupo Independente de Cultura e Arte, e organizaram um movimento denominado “Chamado Geral”, que culminou com a realização de feiras nas praças.

Músicos na praça da vila Margarida, “Chamada Geral” em 1986 | Foto: Marcos Parizotto
Teatro de fantoche na praça da vila Margarida, “Chamada Geral” em 1986 | Foto: Marcos Parizotto

Trinta anos depois, o fenômeno se repete, depois de quase dois anos de pandemia e isolamento social. A necessidade tão humana de conviver e aproveitar eventos ao ar livre é o que motivou um grupo de amigos, com integrantes do antigo GICA e da Associação de Amigos da Biblioteca – AABiP, a criar novamente o Chamada Geral, Feira de Arte e Artesanato, que vai acontecer no dia 14 na mesma praça da Vila Margarida que reuniu centenas de jovens na década de 1980.

“A ideia é reunir artesãos e artistas para um domingo de confraternização. Durante a pandemia, muitas pessoas dedicaram-se a atividades manuais, e expor o trabalho é uma oportunidade de divulgação e geração de renda”, diz Neusa Fleury, uma das organizadoras.

Venda de artesanato na “Chamada Geral” em 1986 | Foto: Marcos Parizotto

O jornalista José Luiz Martins, o “Zé Risada”, está vivendo a experiência de organizar o “Chamado Geral” na vila Margarida pela segunda vez, já que ele participou do primeiro evento na década de 80. Em entrevista ao Biz, Zé contou que o momento foi único, em que os jovens conseguiram se organizar em torno de uma ideia, o que originou um novo horizonte de existência cultural para Ourinhos. “Nosso propósito na época era unir artistas de várias áreas e realizar uma ação artística sob uma perspectiva popular”, conta, reiterando que 30 anos depois, o objetivo permanece o mesmo.

Zé Risada conversa com amigo no palco da “Chamada Geral”, em 1986. Ao fundo, a Paróquia São Pio X | Foto: Marcos Parizotto

“A feira está bombando”, contam animados os organizadores. Além de artesãos de Ourinhos e região, haverá uma praça de alimentação bastante variada. Quem for à praça da Vila Margarida vai poder passar o dia todo lá, já que o Chamada Geral oferece opções para uma refeição na sombra das árvores, sobremesa e café da tarde. Tudo isso ouvindo música, lendo poesia e conhecendo o artesanato produzido na cidade.

A “Chamada Geral” já tem mais de 30 expositores confirmados, que serão divulgados semanalmente pelo Jornal Biz

A Chamada Geral começa às 10h de domingo, dia 14 de novembro, com a apresentação do espetáculo de rua “Maria Peregrina”, com o Grupo Soarte. À tarde haverá apresentação de músicos da cidade.

O evento conta com a parceria do Bar Se7e Cordas, Grupo Soarte, Jornal Biz, Associação de Amigos da Biblioteca – AABiP e Prefeitura de Ourinhos

Serviço: Dia 14 de novembro, das 9h30 às 18h, na Praça da vila Margarida

Clique e acesse a página do evento

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz