CANETADA Edição 118 – 25.8.20
Éder é o grande Puxador 2020
Após alguns duelos disputados (e outros nem tanto), o Prêmio Puxador 2020, para condecorar o vereador mais puxa-saco do prefeito, teve seu último episódio lançado nas redes sociais na tarde de ontem. Nas semifinais, Éder venceu Raquel Spada (64×36) e Santiago derrotou Caio Lima (69 x 31). A votação da grande final foi encerrada ao meio dia, com vitória de Éder Mota sobre Santiago: 66×34.
Piada
Em agosto de 2018 o prefeito Lucas Pocay (PSD) divulgou exaustivamente que tinha sido premiado com uma medalha pelo Instituto Tiradentes. A entidade ficou famosa em todo o Brasil após o programa Fantástico, da Rede Globo, provar que até um jumento recebeu a honraria após seu dono pagar uma quantia em dinheiro. Nos últimos dias Pocay vem publicando que sua gestão é a segunda melhor do Brasil, e a internet não perdoou: memes e piadas ganharam espaço no Facebook, Instagram e grupos de WhatsApp.
Tiro no pé I
Os vereadores sindicalistas Carlinhos (MDB) e Cido (PSD) não hesitaram em optar por agradar o prefeito Lucas Pocay em detrimento dos direitos dos trabalhadores, aposentados e pensionistas do IPMO. Cido votou a favor do requerimento de urgência e também do PL 40/20. Carlinhos foi favorável à votação em regime urgência, mas depois se colocou contrário à proposta.
___continua após publicidade___
Tiro no pé II
O voto contrário de Carlinhos ao PL 40/20 não mudou em nada a votação, pois a decisão já estava resolvida antes mesmo de ser colocada em apreciação no plenário. Era de conhecimento público que apenas os vereadores Cícero Investigador (Republicanos), Flavinho (PL), Dr. Salim e Vadinho (PSDB) ficaram do lado dos trabalhadores no projeto que legalizou o calote da Prefeitura ao IPMO.
Tiro no pé III
Abel Fiel (PSD) é funcionário público municipal, está vereador e votou a favor do PL 40/20. Em um grupo no Facebook, um ex-eleitor de Abel não perdoou: “não esperava isso do Abel… meu voto não tem nunca mais e tomara que não apareça na minha casa”.
Os vereadores que aprovaram o PL 40/20, que pode quebrar o Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Ourinhos são: Abel Fiel, Raquel Spada, Santiago, Éder Mota, Sargento Sérgio, Anísio, Cido do Sindicato e Caio Lima.
___continua após publicidade___
Bora festar!
A Câmara Municipal aprovou requerimento de Santiago Lucas (DEM) que indaga à Prefeitura sobre a reabertura dos locais para realização de festas e eventos em Ourinhos. Há decreto do Governo de SP que proíbe a realização de quaisquer eventos que geram aglomeração, mas como o prefeito Lucas Pocay só atende as determinações do Ministério Público e do governo estadual quando “lhe dá na telha”, não custa nada tentar, né, Santiago?
Traste
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar a imprensa no final de semana. Primeiro respondeu que gostaria de dar um murro em um jornalista que perguntou por que sua esposa, Micheli, recebeu R$89 mil de Fabrício Queiroz, e depois disse que quem não resiste ao Covid-19 é bundão. Bolsonaro é um covarde da pior estirpe, o episódio mais triste da história política brasileira. Chamar o presidente desumano de bundão seria elogio; Bolsonaro é mesmo um verme!
___continua após publicidade___
A x B
Ao que tudo indica, o eleitor ourinhense terá duas opções para votar para prefeito nas eleições de 15 de novembro. A última vez que isso aconteceu foi em 2008, quando Toshio venceu Claudemir de goleada (73% x 24%) e se reelegeu. Nos últimos 20 anos, com exceção de 2008, em todos os outros pleitos concorreram pelo menos quatro candidatos.
Nomes
A oposição ao prefeito Lucas Pocay deve decidir neste final de semana quem serão seus candidatos a prefeito e vice nas próximas eleições. Muito possivelmente a chapa será composta pelo professor Robson Sanches (Patriotas) e a Coronel da reserva Cenise (PL) – resta saber quem será o/a cabeça.
___continua após publicidade___
Agora não!
Ourinhos já registrou 506 testes positivos para Covid-19 no mês de agosto, média de 21 por dia. No total são 1.537 casos confirmados, incluindo 17 mortes, e a taxa de ocupação de UTIs hoje é de 80%. Mesmo com a determinação do governo estadual de rebaixar Ourinhos para a fase laranja do Plano SP de flexibilização, tudo continua funcionando como antes. O prefeito Lucas Pocay mais uma vez desobedece o decreto do governador e as recomendações do Ministério Público.
Recessão
Segundo estudo da consultoria Tendências, a piora econômica deve empurrar 3,8 milhões de domicílios para as classes D e E até o fim do ano. Antes da pandemia a Tendências já esperava uma piora do quadro devido ao baixo crescimento econômico. Mas a expansão das classes D e E seria bem menor: uma alta de 600 mil domicílios. Só a pandemia será responsável por mais de 3,2 milhões de lares rebaixados para a base da pirâmide social, totalizando mais 15 milhões de pessoas nas classes mais pobres da população.
Frase da semana
“O PL 40 é um verdadeiro calote da Prefeitura no IPMO, e as próximas administrações vão ter que pagar a conta. Deixar de pagar o IPMO e colocar a culpa na crise é atestado de incompetência e falta de zelo com o dinheiro público”. Flávio Ambrozim, vereador
ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz