CANETADA 4.1.21

JornalBiz.com

CANETADA 122 – 4.1.21

Barba, cabelo e bigode

Além de conquistar nas urnas, em novembro passado, o direito de permanecer governando Ourinhos por mais quatro anos, o prefeito Lucas Pocay (PSD) também tem motivos para sorrir quando o assunto é a Câmara Municipal. Apesar das mudanças nos nomes dos parlamentares – 8 novos vereadores – o Legislativo ourinhense (muito provavelmente) seguirá em 2021 merecendo o apelido de “Casa dos Parabéns”, controlada com mão de ferro pelo chefe… do Executivo.

___continua após publicidade___

Menor I

A oposição na Câmara ao prefeito Pocay diminuiu com a virada do ano. Da legislatura anterior, apenas Cícero Investigador (Republicanos) segue com mandato. Os experientes Vadinho e Flavinho não conseguiram a reeleição, e Dr. Salim foi candidato a vice-prefeito derrotado na chapa com professor Robson (Patriota).

Menor II

Gil Carvalho (PL) e Guilherme Gonçalves (Podemos) foram eleitos pela coligação de oposição, e podem se juntar a Cícero Investigador como vereadores que não dizem amém para tudo o que o prefeito quer. O posicionamento de Roberta Stopa do Enfrente (PT) ainda é uma incógnita.

Pormenor

No discurso de posse de Roberta Stopa, primeira vereadora eleita por um Coletivo na história de Ourinhos, um detalhe chamou a atenção: em nenhum momento ela citou o agrupamento político por qual foi eleita, o Partido dos Trabalhadores (PT).

___continua após publicidade___

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

Gostou, mas não muito

Apesar de ser da base governista e ter ocupado uma secretaria durante a gestão anterior, o vereador Santiago (DEM) não era o candidato escolhido do prefeito Lucas Pocay para a presidência da Câmara. O fiel Anísio Felicetti (PP) era o preferido, mas teve que se contentar com a 1ª secretaria. Na legislatura passada, Santiago chegou a descumprir determinação do prefeito e assinou o pedido de abertura da CPI da Cultura. Com Anísio na presidência, o prefeito poderia dormir com os dois olhos bem fechados.

Bandeira branca

O novo comandante da Câmara ourinhense foi o vereador que fez a crítica mais pesada ao ex-presidente Alexandre Enfermeiro (PSD). Em outubro de 2019 Santiago disse, na tribuna da Câmara, que Enfermeiro era o “pior presidente que já passou pela Câmara”, e seguiu denunciando possíveis irregularidades e mau uso do dinheiro público. No último dia 1º, no entanto, Alexandre votou na chapa encabeçada por Santiago para liderar a Câmara. Trégua?

Arranjos

Ex-vereadores da base governista que não conseguiram ser reeleitos, Abel Fiel, Cido do Sindicato e Sargento Sérgio vão ocupar cargos comissionados na gestão Lucas Pocay. Todos serão secretários-adjuntos, com honorários acima de R$6 mil: Abel no Meio Ambiente, Cido no Esporte e Lazer e Sargento Sérgio na Segurança Pública.

Indefinido

É pouco provável que o ex-vereador e empresário Caio Lima (DEM) faça parte do atual governo. Por problemas pessoais e de saúde na família, por pouco ele não desistiu de tentar a reeleição. Suplente de Santiago e Furna Beco da Bola, Caio pode assumir uma cadeira na Câmara caso um dos dois seja chamado para integrar a atual gestão.

___continua após publicidade___

Anuncie no Biz (14)99888-6911

No pique!

O recesso da Câmara Municipal não impediu que o jovem vereador Guilherme Gonçalves (Podemos) mostrasse serviço no primeiro dia após a posse. Guilherme publicou em sua rede social uma foto informando que estava na UPA para escutar as pessoas e perguntar sobre os serviços prestados na unidade.

Publicação do novo vereador ourinhense obteve mais de 10 mil reações. | Imagem: Facebook

Expectativa

Desde 1º de dezembro, quando mais de 300 cargos de comissão e FG’s foram exonerados, a ansiedade é grande entre a equipe que fez parte da primeira gestão Pocay. Nos próximos dias o Diário Oficial deve trazer a nomeação do exército político do atual prefeito. Aliás, o mês de dezembro passou e ninguém viu relato (nem nas redes sociais!) sobre a falta que esse pessoal teria feito para o funcionamento dos serviços públicos.

Presidenta!

Aninha Cândido foi eleita presidenta da Câmara de Ipaussu. A ex-esposa do prefeito reeleito Serginho Guidio foi a vereadora mais votada nas últimas eleições, e entra para a história como a primeira mulher a ocupar a chefia do Legislativo na cidade.

A nova Mesa é formada pelos vereadores Aninha Cândido (PSDB), Presidente, Everton Sanches (PODE), vice-presidente; Edson de Morais (PSDB), 1º secretário; Paulo Sergio Aragão Bitencourt (PODE), 2º secretário. | Foto: Camara de Ipaussu

Transparência não!

Os números da Covid19 em Ourinhos foram assustadores no mês de dezembro. A cidade registrou 1.221 casos, ante 598 em agosto, até então o pico de contaminações. As UTIs estão lotadas desde 29 de novembro, e o número de óbitos acompanha o crescimento dos casos. Embora divulgue que alguns estabelecimentos foram autuados e festas fechadas, a Prefeitura nunca informou quais seriam esses locais. A população segue nem saber quem não segue as determinações sanitárias.

Meio Ambiente

O prefeito de Salto Grande, Mário Rosa (PL), aguarda a conclusão de um laudo ambiental sobre a poluição no rio Paranapanema, para acionar a Justiça. Ourinhos despeja diariamente mais de uma tonelada de esgoto, sem tratamento, no rio. A proliferação de algas atrapalha o turismo da “cidade praia” da região e pode causar problemas de saúde. O Jornal Biz publicou vídeo mostrando a situação triste do local. Clique aqui para ver.

Salto Grande, 24 de dezembro de 2020.

Frase da semana

“A ideia é que agora nós tenhamos a obrigatoriedade do retorno em 1º de fevereiro (das aulas presenciais)”, Rossieli Soares, secretário estadual de Educação de São Paulo.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz