CANETADA 29.3.21

CANETADA edição nº 131

Esperança

Com a crise da pandemia e o fim do auxílio emergencial, mais de 20 milhões de brasileiros voltaram para situação de miséria, e a fome é realidade em muitos lares brasileiros. No final de semana um supermercado de bairro de Ourinhos mostrou que mesmo enfrentando a pior tragédia da história, precisamos manter a fé no ser humano. Quem é cliente do Supermercado Bom Jesus sabe que as ações solidárias do estabelecimento vêm de longa data, e a instalação da geladeira solidária é uma delas. Logo na entrada do supermercado há um armário e uma geladeira com mantimentos, destinados para quem não tem dinheiro para compras. O cartaz pede apenas que os alimentos sejam retirados com consciência e lembra da necessidade de se higienizar tudo quando chegar em casa. Parabéns ao Beto, sua família e equipe de colaboradores: vocês nos enchem de esperança por um mundo melhor.

Ação solidária do Supermercado Bom Jesus | Fotos: redes sociais

Coincidência

O que tem em comum o ex-ministro da saúde, General Pazuello, e o novo secretário de saúde de Ourinhos, Donay Neto? Ambos são especialistas em logística e nunca atuaram na área da saúde pública.

CPI das Vacinas?

Comentada nos bastidores desde o início da semana passada, a criação de uma CPI para investigar possíveis “fura-fila da vacina” em Ourinhos não deve sair do campo das suposições. Tudo começou quando o vídeo de uma integrante da equipe de vacinação falando sobre reaproveitamento de doses, que poderiam ser desperdiçadas, começou a ser compartilhado em grupos de WhatsApp. Imediatamente pessoas ligadas à atual gestão correram para as redes sociais para publicar texto que diz que “a ordem é vacinar qualquer um com mais de 18 anos para não perder sobra de dose”.

CPI das Vacinas? II

Alguns frascos da CoronaVac e da Astrazeneca podem conter até 12 doses, e realmente há permissão para que o responsável pela vacinação aplique-as em quem não é do grupo prioritário, após preenchimento de um cadastro. A irregularidade apontada por alguns vereadores seria o suposto vazamento antecipado da informação sobre doses excedentes para algumas pessoas. Sem flagrante ou algo concreto a apurar, a CPI perdeu força.

Surpresa

Funcionários da UPA de Ourinhos foram surpreendidos, às 6 horas da manhã do último sábado (27), com a troca da empresa que coordena a unidade. Por meio de áudio compartilhado por WhatsApp, uma profissional de saúde da UPA disse aos funcionários que não precisavam se preocupar sobre mudanças bruscas e demissões. Hoje pela manhã, no entanto, decepção: dezenas de trabalhadores demitidos. Sob anonimato, uma funcionária da UPA disse ao Jornal Biz: “Não pensaram nem um instante na equipe que está trabalhando há um ano, exausta e se desdobrando para cuidar da população. Temo pelo o que pode acontecer se a nova equipe não estiver muito bem treinada e com ritmo como a nossa”.

Ufa!

A União dos Municípios da Média Sorocabana (Ummes) conseguiu junto ao governo estadual a implantação de 10 leitos de UTI para tratamento Covid19 na Santa Casa de Ipaussu. Na semana passada, os prefeitos de São Pedro do Turvo, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, Bernardino de Campos, Óleo e Timburi foram até a capital e convenceram o governo da necessidade dos 10 leitos para a região, que haviam sido “trocados” pelo prefeito de Ourinhos pela renovação de mais recursos para manutenção do Hospital Covid.

Tragédia ourinhense

Na última semana o Covid19 fez 13 vítimas fatais em Ourinhos. Com média de quase dois óbitos por dia, as redes sociais estão repletas de mensagens de luto. O Jornal Biz envia sentimentos e força aos amigos e familiares dos 154 mortos pelo novo coronavírus na cidade.

Fiscalização omissa

Durante o final de semana, o Jornal Biz recebeu cinco denúncias de moradores que relataram festas clandestinas e aglomerações ao “Denúncia-Covid” da Prefeitura e não receberam retorno. O canal de WhatsApp criado pela atual gestão só funciona nas propagandas publicadas na página do prefeito.

Comentários enviados ao Jornal Biz pelo Instagram na noite de sábado

Covardes

O grupo político do atual prefeito vem utilizando um site-fantasma para atacar a imprensa livre ourinhense que denuncia as irregularidades e omissões da administração. Hospedado na cidade de Kansas, estado do Missouri, nos Estados Unidos, a página apócrifa usa domínio registrado na Alemanha, foi criada em 4 de fevereiro e não informa quem são seus proprietários.

Covardes II

O Jornal Biz e o site Passando a régua já foram alvos de notícias mentirosas do site, que tem conteúdo compartilhado em grupos de WhatsApp por cargos comissionados da Prefeitura. Um dos divulgadores é Márcio Roberto Fermiano, função de confiança de Lucas Pocay lotado na SAE, e que já foi “usado” em 2020 para denunciar o ex-vereador Edvaldo Lúcio Abel, o Vadinho.

Covardes III

O ‘modus operandi’ desse “jornalismo” cachorro (no sentido adverbial e pejorativo da palavra) não é novidade em Ourinhos. Quando resolveram assinar o documento para abertura da CPI da SAE, em março de 2019, os vereadores Carlinhos do Sindicato e Caio Lima foram vítimas de “fogo amigo”. Em grupos de WhatsApp, Caio foi acusado pelo exército virtual do prefeito de ter assinado a CPI por “querer mais cargos”. Carlinhos foi hostilizado informalmente por ir supostamente embriagado para a Câmara pelo site do atual secretário de cultura. Os vereadores chegaram a protocolar um requerimento de convocação do responsável pelo site, que na época era secretário de comunicação, mas o caso acabou dando em nada. Relembre aqui.

Covardes IV

Os dados de registro do site fantasma, mensagens difamatórias enviadas em grupos de WhatsApp, vídeos editados, ameaças e notícias falsas envolvendo o editor-chefe do Jornal Biz, Bernardo Fellipe Seixas; tudo será entregue para a Polícia Civil, com o registro de boletim de ocorrência.

Destaques da Pauta

As três proposituras selecionadas como destaques para a 8ª sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, que acontece hoje, são dos vereadores Gil Carvalho (PL), Carlinhos do Sindicato (MDB) e Roberta Stopa (PT).

Jornal Biz – Portal de Conteúdo
  • Gil pede que a atual gestão informe o que fez para ajudar comerciantes e empresários no enfrentamento da pandemia do Covid19.
  • Carlinhos quer saber se os testes positivos de Covid19 registrados nas farmácias de Ourinhos são contabilizados pela secretaria de Saúde.
  • Roberta pede informações sobre receitas médicas recomendando “kit covid”, formado por remédios sem comprovação científica de eficácia para a prevenção e/ou tratamento do Covid19.

Desespero

Com UTIs lotadas há meses e o sistema de saúde ourinhense próximo do colapso, as redes sociais se tornaram palco de depoimentos e protestos, muitos emocionados, de pacientes, familiares e amigos que precisam de um leito de internação para tratamento de Covid19. Em um grupo de classificados, Vitória Regina disse que o irmão estava “morrendo sufocado” aguardando um leito na UPA.

Jornal Biz (14)99888-6911

Acima de todos

Na última semana o Brasil registrou mais mortes por Covid do que Estados Unidos, México, Itália e Rússia juntos. Sozinho, nosso país superou as outras quatro nações com mais vítimas do novo coronavírus. Para se ter uma ideia do tamanho da tragédia, os óbitos brasileiros representaram 26,7% de todas as mortes no mundo, mais do que todos os países da União Europeia somados. | Óbitos Covid19 nos últimos 7 dias: Brasil 18.164, Estados Unidos 6.787, México 3.587, Itália 2.991 e Rússia 2.666.

Tem data

Desviou rendas em proveito alheio” é o que diz a denúncia do Ministério Público contra o prefeito Lucas Pocay (PSD) no escândalo da “Casa dos Músicos”. Segundo a última manifestação do Judiciário, Pocay, o ex-secretário de cultura Paulo Flores e outros envolvidos tem até o dia 10 de abril – prazo improrrogável – para apresentarem suas defesas por escrito.

Charge da semana

André Dahmer, sobre o comportamento do brasileiro nas urnas. (@andredahmer)

Frase da semana

“Vou te vacinar também. E com calça apertada”, João Dória, governador de São Paulo, respondendo em tom descontraído à ofensa de usuário em rede social.

CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz