CANETADA da semana 25.3.19

CANETADA 25.3.19

Sem remédios

Empossado como governador em 1º de janeiro, João Dória (PSDB) ainda não mostrou a que veio. A Diretoria Regional de Saúde, localizada em Marília, continua com cargo vago após quase 90 dias de novo governo. Resultado: exames e remédios de alto custo atrasados e muitas pessoas com sérios problemas de saúde. Todas as cidades da região estão enfrentando dificuldades.

Empregos+-

Em evento nas obras do shopping Plaza Ourinhos, na última quinta-feira, o prefeito Lucas Pocay (PSD) disse que o novo empreendimento vai fomentar a criação de 1 mil novos empregos na cidade. Algumas lojas instaladas no centro da cidade vão fechar as portas para se instalar no shopping. Quantos empregos migrarão do calçadão, das ruas 9 de Julho, Antonio Carlos Mori e adjacências para a rua Cardoso Ribeiro, onde fica o shopping?

___continua após publicidade___

Depto. Comercial (14)99888-6911

Eleições 2020

Em busca de visibilidade nas eleições do ano que vem, já tem candidato a vereador distribuindo adesivos de automóveis. Com o fim das coligações, a questão partidária será secundária; os eleitos serão os 15 mais votados. Em 2016, Roberto Tasca (1.163 votos) e André Paladino (1.141 votos) receberam votações muito superiores do que alguns vereadores atualmente com mandato, mas ficaram de fora em virtude dos coeficientes eleitorais de seus partidos. Para se ter uma ideia, os vereadores Ari da Auto Escola e Carlinhos da Lambo, ambos do PSC, conquistaram 653 e 566 votos, respectivamente.

Biometria I

Falando em eleições 2020, o recadastramento através de biometria será obrigatório para os ourinhenses. Para a atualização é necessária a apresentação de qualquer documento oficial de identificação com foto (RG ou habilitação) e comprovante de residência, e reservista para homens em caso de primeiro título. Para dar conta do trabalho, que vai até 19 de dezembro, o Cartório Eleitoral está com expediente estendido, das 9h às 18h30. O atendimento também pode ser agendado através do site do TRE.

Biometria II

Chefe do Cartório Eleitoral de Ourinhos, Rafaela Benck Biagini está preocupada: 40 mil eleitores ainda não fizeram a biometria. “É preciso antecipar o quanto antes, pois quem não fizer a biometria terá o título cancelado, não poderá fazer empréstimo bancário, tirar passaporte, tomar posse em concurso público e até matrícula em escolas e faculdades públicas, além de bloquear o CPF”. O Cartório Eleitoral de Ourinhos fica na avenida Antonio de Almeida Leite, 580, Jardim Paulista. O telefone para informações é (14)3324-9959. Atenção: Para quem não votou nas últimas três eleições e não justificou terá título cancelado no dia 6 de maio.

___continua após publicidade___

Adra (14)99691-2716

E o PT? I

Até quando o PT de Ourinhos vai se abster das discussões sobre a política ourinhense? Nas redes sociais, os militantes do partido insistem em divulgar a campanha #LulaLivre e criticar o atual governo. Quando o assunto é política local, silêncio. Nas eleições de 2016, o candidato do partido ficou em terceiro lugar na disputa: o empresário Mário Ferreira conquistou 6,46% dos votos: 3.546 votos.

Militantes petistas pouco participam das discussões sobre a política local. | Imagem: internet

E o PT? II

Mário tem realizado, no final das tardes das quartas-feiras, um bate-papo ao vivo em sua página no Facebook. A maioria das questões envolvem temas de âmbito nacional, como as reformas trabalhista e previdenciária. São temas importantíssimos, mas os problemas da cidade deveriam ser o foco principal do debate, tentando reaproximar a população de um partido que, até hoje, nega ter perdido o relacionamento com suas bases.

___continua após publicidade___

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

Climão I

Bolsonarista de primeira hora, o deputado federal Capitão Augusto (PR) já começa a mostrar insatisfação com a falta de articulação do governo com a Câmara de Deputados. Em entrevista à Rádio Difusora de Santa Cruz do Rio Pardo, Augusto declarou que o clima não está bom para o governo, e que os parlamentares estão relutantes em apoiar as reformas.

Ministros de Bolsonaro não tem recebido os deputados para audiências, reclama Augusto. | Foto: site oficial do deputado

O deputado diz que o maior problema não é o teor da proposta, e sim a forma como Bolsonaro tem se relacionado com os deputados. “Ele (Bolsonaro) foi eleito presidente, não dono do Brasil. Tem que entender que é preciso dividir o poder com o Congresso. Existem nomes capazes e honestos em todos os partidos e o presidente não pode se fechar apenas com os militares e o PSL”. As informações são do Jornal Debate.

Climão II

O deputado Luiz Carlos Motta, companheiro de partido de Augusto e que recebeu significativa votação na região, declarou na sexta-feira que vai votar contra a proposta do governo. Um comunicado da Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo), entidade da qual é presidente, diz que “é preciso combater a PEC 06/19, Reforma da Previdência, uma vez que ela pune, principalmente, as mulheres”.

___continua após publicidade___

Anuncie (14)99888-6911

Climão III

Segundo o deputado Marcos Pereira (PRB), vice-presidente da Câmara, o governo sequer tem cinquenta deputados para aprovar a mudança nas aposentadorias. “Nem o PSL vota 100%. Talvez o governo tenha sido amador por falta de experiência”, disse Pereira. Experiência talvez não seja a palavra mais adequada para o caso, já que antes de ser eleito presidente, Bolsonaro foi deputado federal por quase 30 anos.

___continua após publicidade___

Epidemia de dengue

Santa Cruz do Rio Pardo já registra 42 casos de dengue neste ano, e o secretário municipal de saúde, Diego Henrique Singolani, já admite epidemia. Todas as regiões da cidade tem pelo menos um paciente infectado com a doença. Vila Saul, Centro e Divinéia são os pontos de maior preocupação, concentrando 22 casos. De acordo com Singolani, os agentes de controle de vetores e agentes comunitários de saúde estão intensificando o trabalho de combate aos criadouros do mosquito, e de 1٥ a 5 de abril, a cidade vai realizar a Operação “Cidade Limpa”, em parceria com a TV Tem.

Por quê?

A Prefeitura de Ourinhos não tem a preocupação de informar sistematicamente a população sobre a questão da dengue no município. O último comunicado foi feito há mais de 15 dias, quando os casos confirmados eram nove (09). A Operação “Cidade Limpa”, realizada por centenas de prefeituras paulistas em parceria com a TV Tem, nunca aconteceu no município. Por que será?

Jornal Biz publicou matéria no dia 13 de março. Clique e confira.

Dito e feito

Conforme noticiou o Jornal Biz, a Prefeitura de Ourinhos vai aos poucos recontratando todos os cargos de confiança exonerados no dia 12 de março. Mesmo sem vínculo legal com a Prefeitura, a maioria dos demitidos continuou trabalhando normalmente. O prefeito deve nomear esses cargos com data retroativa próxima da exoneração. Ou será que estão todos fazendo trabalho voluntário?

Mulheres!

O Coletivo 8 de Março realiza amanhã, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Ourinhos, o debate “Violência contra a mulher: Enfrentamentos e Desafios“. O evento faz parte da programação do Coletivo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz