CANETADA 22.3.21

CANETADA edição nº 130

Testou, confirmou

Na última sexta-feira (19) uma farmacêutica de Ourinhos relatou que das 7h às 11h30 realizou 40 exames de Covid19, sendo 31 com resultado positivo. Segundo a informante, a procura mais do que dobrou nos últimos 30 dias, e a quantidade de contaminações assusta. “Até janeiro testávamos em média 30 pessoas por dia, e os positivos eram no máximo 10. Na última semana chegamos a realizar 112 exames em um dia, e 84 foram positivos”.

Teste Covid | Imagem: redes sociais

Testou, confirmou II

Diante de um dado tão impressionante – Uma só farmácia registrar 84 testes positivos para Covid19 em um dia – fica a pergunta: Os resultados positivos dos testes feitos em todas as farmácias da cidade são computados pela Secretaria Municipal de Saúde?

Vacina sim!

Personagem histórico de São Pedro do Turvo, o ex-prefeito José Carlos Damasceno recebeu a primeira dose da vacina contra o Covid19 em sua casa, no último dia 15. Zé Carlos comandou a cidade por quatro mandatos, e é reconhecido até por adversários como o maior nome da política local em toda a história. Vida longa, Zé!

Zé Carlos Damasceno recebe primeira dose da vacina contra o Covid19. | Foto: arquivo pessoal

Tratamento

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura adotou nova postura no início do segundo mandato do prefeito Lucas Pocay. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2020, sob o comando do jornalista Felipe Chamorro, o setor simplesmente ignorou pedidos de informações da imprensa; funcionando mais como uma assessoria particular do prefeito do que como órgão institucional.

Jornal Biz (14)99888-6911

Tratamento II

Agora sob a liderança de Zuh Moraes, a Comunicação tem nova estratégia, melhorando (um pouco) o contato com órgãos de imprensa e produzindo conteúdo mais informativo e menos político. A SAE também ganhou independência com a imprensa, e a partir de um grupo de WhatsApp, distribui notas e fotos com as atividades da autarquia.

Nem começou

Após menos de 20 dias no ar, o jornalista Laperuta Junior, do site Passando a régua, foi desligado dos programas que comandava nas rádios Divisa e Jovem Pan. Em nota publicada em seu perfil pessoal em uma rede social, Junior disse que “em mais de 15 anos no jornalismo, esta foi a passagem mais efêmera e, porque não dizer, triste na carreira”.

Nem começou II

Há anos as rádios ourinhenses pouco ou nada produzem de jornalismo local. A cidade é lembrada nos intervalos comerciais ou quando um locutor lê um release da Prefeitura. Se alguém levanta a voz para apontar descuido na cidade ou irregularidades na gestão, é rapidamente calado. Pelo jeito vai continuar assim pelo menos até 31/12/2024.

Autoritário

O prefeito Lucas Pocay publicou vídeo em rede social, na última quinta-feira (18), reclamando do presidente da Ummes, Marquinho Pinheiro, prefeito de São Pedro do Turvo, sobre críticas por optar pela manutenção de recursos para o Hospital Covid e rejeitar novos leitos de UTI. Pocay disse que Marquinhos seria despreparado, não teria informações e confundiu as coisas ao colocar a manutenção do Hospital Covid em detrimento de leitos de UTI, como algo ruim.

Autoritário II

No final do vídeo, Pocay pede para que a população curta e compartilhe as postagens “oficiais”. O prefeito poderia ajudar nomeando também os órgãos de imprensa que pode chamar de “seus”, sustentados com farto dinheiro público e que replicam todo conteúdo produzido pela atual gestão.

Autoritário III

Se o prefeito Lucas Pocay pretende fazer carreira política precisa melhorar a relação com os prefeitos da região. O episódio em que Pocay optou pela manutenção do Hospital Covid e não dos 10 leitos de UTI oferecidos pelo governador (que foram para Assis), causou desconforto entre os políticos. Na verdade, os leitos de UTI iriam beneficiar várias cidades, cujos prefeitos sentiram-se prejudicados e desrespeitados.

Sérgio Nunes recebe homenagens de artistas ourinhenses em projetos realizados pela Lei Aldir Blanc

O craque

O artista ourinhense Sérgio Nunes, falecido em 2008, foi homenageado em dois projetos produzidos com o apoio da Lei Aldir Blanc. Os shows “Lá vem o boto” e “A música contemporânea da cidade de Ourinhos” fizeram referências ao multiartista, fundador do Grupo Teatral Soarte e idealizador de muitas atividades culturais na cidade.

Destaques da Pauta

*O que você acha, caro leitor, de o Jornal Biz também destacar proposituras “sem noção” dos vereadores? Seriam as “Vergonhas da Pauta”? Envie sugestões pelas nossas redes sociais.

As três proposituras selecionadas como destaques para a 7ª sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, que acontece hoje, são dos vereadores Roberta Stopa (PT), Guilherme Gonçalves (Podemos), Gil Carvalho (PL) e Cícero Investigador (Republicanos).

Jornal Biz – Portal de Conteúdo
  • Requerimentos assinados em conjunto por Roberta, Gil, Cícero e Guilherme pedem informações sobre o pagamento do bônus aos professores e trabalhadores da educação com recursos do Fundeb.
  • Cícero quer informações sobre os responsáveis pela falta de oxigênio e baixo estoque no Hospital Covid19.
Marcos Elias comanda há 11 anos o Barretesão, na rádio Itaipu. | Foto: arquivo pessoal

Bão demais!

O programa Barretesão, comandado por Marcos Elias, completou 11 anos no último final de semana. Marcão ocupa as tardes de sábado na rádio Itaipu, tocando sucessos sertanejos e conversando com seu fiel público. Nosso abraço e desejo de vida longa ao amigo Marcos Elias e seu Barretesão.

Envie mensagem para (14)99888-6911 e receba nosso conteúdo em primeira mão

Bilhões do Covid19

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) denuncia que a pandemia está sendo boa para alguns brasileiro. Pelo Twitter, Ciro escreveu: “Tem muita gente ganhando dinheiro com essa tragédia. Quando a pandemia começou, o Brasil tinha 29 bilionários na lista da Forbes. Hoje são 40 bilionários”.

Charge da semana

Nando Motta,sobre a necessidade de um auxílio decente que possa manter a população em casa nesse momento.

Frase da semana

“Não é todo dia que a gente vê um vereador no bueiro”, Cristina Souto, em comentário na transmissão ao vivo feita pelo Jornal Biz, em 19 de março, mostrando o vereador Cícero Investigador desentupindo uma boca de lobo próximo ao Fórum. Clique aqui para ver.

CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz