CANETADA 17.5.21

CANETADA edição nº 137

Cargolândia

O Tribunal de Justiça de São Paulo declarou ilegais 92 cargos comissionados criados na gestão do prefeito Lucas Pocay. A lista de cargos inclui “Diretor de Rodoviária”, “Diretor de Aeroporto” e “Diretor de Mídias Sociais”, entre outros. O salário de cada diretor é de R$5 mil. Pocay tem 120 dias para regularizar a situação: extinguir os cargos e exonerar seus ocupantes. É a segunda vez que o prefeito ourinhense é alvo de ação do Ministério Público por cargos comissionados irregulares.

Que feio, Furna!

O vereador Furna Beco da Bola (DEM) divulgou no último dia 12 que teria “conquistado vacinas para os servidores do cemitério, garis, coletores e motoristas de coleta”. No entanto, os trabalhadores mencionados por Furna já haviam sido incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, em fevereiro. Nenhum vereador no Brasil conquistou vacina para qualquer grupo prioritário; Quem faz isso está sendo oportunista.

Festa na lua

Diversos vereadores ourinhenses já apresentaram requerimentos solicitando vacinação prioritária para determinados grupos. Na verdade essas proposituras só servem para uso político, já que não há permissão para que Prefeituras alterem o cronograma do Plano Nacional de Imunização; nem vacina tem! É o famoso “me engana que eu gosto” dos vereadores com seus eleitores.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Intervenção na Santa Casa

Em Salto Grande o prefeito Mário Rosa (PL) decretou, na última quinta-feira (13), intervenção na administração do Hospital e Maternidade São Sebastião (Santa Casa) por 180 dias. Como argumentos o prefeito apontou “má gestão e diversas irregularidades”. A interventora será a enfermeira Elisângela Pereira Camargo, que também tem vínculo com a Prefeitura de Ourinhos, atendendo na UBS da Cohab, e presta consultoria para a União dos Municípios da Média Sorocabana (Ummes). Na segunda-feira passada Elisângela foi mencionada na Canetada. Clique aqui para ler.

Triste política ourinhense

Na semana passa o prefeito Lucas Pocay (PSD) usou as redes sociais para propagar, em tom de conquista, que o Hospital Covid tinha atendido 1 mil pessoas em uma semana. Hoje cedo a Prefeitura divulgou nota ostentando que a unidade de saúde improvisada num antigo hotel, está atendendo em média 100 pessoas por dia com sintomas de Covid. Você está comemorando o quê, prefeito? O sucesso da propagação do vírus?

Triste política ourinhense II

Ourinhos registrou 19 mortes por Covid na semana passada, e mesmo com a contaminação fora de controle, ao dar uma volta pela cidade a aparência é de que a pandemia acabou. Após o decreto do prefeito Pocay que liberou até cinemas e teatro, no final de semana praças, bares, restaurantes e supermercados ficaram lotados. O Jornal Biz recebeu fotos e vídeos de duas festas clandestinas realizadas em “casas de piscina”. Segundo os denunciantes as imagens foram enviadas para a fiscalização da Prefeitura, mas não houve resposta. A UPA também registrou fila até do lado de fora.

Mais mortes que a média

A letalidade do Covid19 em Ourinhos, em análise feita de óbitos por 100 mil habitantes, é espantosa: Brasil 202 óbitos, Estado de São Paulo 232 óbitos, Ourinhos 263 óbitos. O número de casos de contaminação (por 100 mil habitantes) também é assustador: Brasil 7.395. Estado de São Paulo 7.024, Ourinhos 10.372. O que seria de nós se Ourinhos não fosse “cidade referência no combate ao covid”, como diz o prefeito Pocay?

Sumido

Com o crescimento dos casos de contaminados e mortos pelo coronavírus revelando a desorganização no sistema de saúde em Ourinhos, o prefeito Lucas Pocay sumiu das redes sociais. Severamente criticado pela falta de vagas nas UTIs e atendimento precário na UPA, Pocay agora se limita a posar para fotos aproveitando a campanha de vacinação. Sobre outros assuntos, ficou mudo.

Agora não

Nilce Protetora dos Animais (PSD) está frustrada com a falta de apoio de vereadores ao seu projeto de lei que pretende proibir o uso de carroças e charretes em Ourinhos. Ela mostra tristeza e revolta com o posicionamento de alguns de seus pares: “Tem vereador que usou a causa animal para ganhar votos na eleição, mas agora não apoia uma iniciativa como essa, que visa exclusivamente proteger os animais”.

365 dias por ano

O vereador Anísio Felicetti quer que os comerciantes do Camelódromo possam abrir suas lojas todos os domingos e feriados, das 8h às 13h. No requerimento 807, o parlamentar argumenta um “novo Decreto Municipal”, mas não especifica qual. Caso seja atendido, galerias comerciais, o Mercadão e outros pontos comerciais podem pleitear o mesmo direito. O Plaza Shopping já possui autorização para funcionar em domingos e feriados, desde que haja entendimento com o sindicato que representa os trabalhadores, o Sincomerciários.

Negacionismo mata

O negacionismo propagado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é refletido nos números absurdos de mortes por Covid no Brasil. O empresário ourinhense Marco Carvalho e sua esposa Wina morreram, em decorrência de complicações por Covid, num intervalo de três dias. Apoiador de Bolsonaro, Marco usava as redes sociais para defender o uso de remédios sem comprovação científica contra o novo coronavírus. Em publicação no dia 8 de abril, Marco compartilhou publicação que diz “EU TOMO #IVERMECTINA”, e completou: “Não só IVERMECTINA, mas AZITROMICINA, DEXAMETAZONA , VITAMINA C e muita mas muita HIDRATAÇAO”.

Destaques da Pauta

As três proposituras selecionadas como destaques para a 15ª sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, que acontece hoje, são dos vereadores Roberta Stopa (PT), Guilherme Gonçalves (Podemos) e Carlinhos do Sindicato (MDB).

Jornal Biz – Portal de Conteúdo
  • Roberta pede informações sobre área que pode estar sendo utilizada, irregularmente, para fins agrícolas.
  • Guilherme quer transparência do uso dos recursos do FUNDEB repassados para a Prefeitura de Ourinhos.
  • Carlinhos pede que a Prefeitura apresente um mapeamento dos bairros sem saneamento básico.
Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

Ano IV

A Câmara de Ourinhos aprecia hoje moção apresentada pelo vereador Cícero Investigador (Republicanos) parabenizando o Jornal Biz pelo aniversário de quatro anos de atividades, ocorrido no último dia 12. Desde já agradecemos a lembrança (independente do resultado da votação).

Peste chinesa

No último sábado, sob liderança do Sindicato Rural e Associação Comercial de Ourinhos, simpatizantes do governo Bolsonaro fizeram carreata pelas ruas da cidade. Ostentando a bandeira e ao som do hino nacional executado em um aparelho de som, diversos tratores e caminhonetes luxuosas manifestaram apoio ao presidente. A CPI que investiga as razões pelas quais os brasileiros ainda não foram vacinados contra a Covid aponta que o Presidente da República não manifestou interesse em comprar as vacinas que teriam evitado a morte de milhares de pessoas. Em entrevista ao Jornal Negocião durante a carreata Eduardo Bicudo Ferraro, o Brigadeiro, presidente do Sindicato Rural, afirmou que “respeita a peste chinesa”. Sem comentários…

Povo bravo

O site Passando a régua transmitiu alguns trechos da manifestação. Dentre os inúmeros comentários publicados na reportagem em uma rede social, destacamos alguns. Confira abaixo:

Frase da semana

Quando tiver que criticar, vou criticar, quando tiver que elogiar, estarei elogiando. Muito obrigado, prefeito“, Gil Carvalho (PL), vereador ourinhense e ex-assessor do deputado federal Capitão Augusto, sobre proposta do Executivo Municipal para isenção de ITBI para imóveis populares.

CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz