CANETADA edição nº 125
Xiu!
A Justiça começa a fechar o cerco aos envolvidos no escândalo que ficou conhecido como “Casa dos Músicos”. Se o Tribunal de Justiça acatar a denúncia da Procuradoria-Geral de Justiça contra o prefeito Lucas Pocay (PSD), ele pode ser preso preventivamente e afastado do cargo. Se condenado poderá ficar inelegível, pela Lei da Ficha Limpa, para as próximas eleições. O Ministério Público pediu ao Tribunal de Justiça para que a ação corra sob segredo de justiça, em razão de um documento interno da Prefeitura, que ainda não foi anexado aos autos. Ainda não há decisão neste sentido.
Cultura
Os resultados dos editais da Lei Aldir Blanc começam a aparecer em Ourinhos. A Casa Pangea vai abrigar de 1º a 11 de março a exposição “O Céu da Divisa”, com astrofotografias do jornalista Rafael Lefcadito. O conteúdo também ficará disponível na internet. Em breve a gente divulga o link.
1 óbito por dia
O mês de fevereiro pode terminar para os ourinhenses como o mais trágico desde o início da pandemia. Nos primeiros 14 dias foram 369 novos casos confirmados, e 15 mortes. O número de leitos de UTI foi ampliado de 10 para 15, mas a taxa de ocupação permanece frequentemente em 100%.
Nova cepa rodeando
A nova cepa do Covid19 conhecida como “variante de Manaus” (P.1) foi identificada em três municípios paulistas no último sábado. Amostras coletadas pelo Instituto Adolfo Lutz confirmaram infecções em Jaú, Araraquara e Águas de Lindóia. Araraquara também identificou um caso com a cepa do Reino Unido, e decretou lockdown por 15 dias.
___continua após publicidade___
Boato
A vereadora Raquel Spada (PSD) foi às redes sociais por meio de vídeo para desmentir o boato de que teria furado a fila para imunização contra o Covid19. Na última quinta-feira, Raquel esteve no posto de vacinação instalado no estacionamento do ginásio do Monstrinho, e publicou em seu Facebook uma foto ao lado de profissionais de saúde. O boato foi alimentado pelo fato de a vereadora estar na foto, supostamente, segurando um cartão de vacinação.
Boato II
O Jornal Biz entrou em contato com a vereadora na noite de quinta-feira, e ela respondeu prontamente: “Estive no local para divulgar a vacinação, informar as faixas etárias para cada dia da vacinação e fiscalizar. A denúncia é oportunista e absurda. Na foto dá pra ver claramente que na minha mão estou com o celular e uma folha de caderno”, disse Raquel.
Segurança
Furna do Beco da Bola (DEM) apresentou requerimento solicitando a instalação de uma base policial ou da guarda municipal no Residencial Ville de France. O vereador é dono do salão de eventos Beco da Bola, localizado…no Ville de France.
___continua após publicidade___
Faz-de-conta
As ruas instransitáveis da vila Mano, próximas ao shopping Plaza deverão ser asfaltadas em breve. Nos últimos meses as vias esburacadas ficaram ainda piores, sujas de restos de entulho e terra da obra do futuro supermercado Muffato. O vereador Furna do Beco da Bola está passando um abaixo-assinado entre os moradores da região, pedindo recapeamento no bairro. Vamos acreditar que, se o recape acontecer, foi por conta do abaixo-assinado e não pela “cota de asfalto de vereador”, tá?
Destaques da Pauta
As três proposituras selecionadas como destaques para a 2ª sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, que acontece hoje, são dos vereadores Alexandre Zóio (Republicanos), Roberta do Enfrente (PT) e Guilherme Gonçalves (Podemos).
1) Zóio pede que professores, portadores de deficiência e pessoas com comorbidades sejam incluídas no grupo prioritário para vacinação contra o Covid19.
2) Roberta quer saber a quantidade oficial de cargos comissionados da Prefeitura, e onde cada um trabalha.
3) Guilherme apresenta Moção de repúdio pelo fato de a deputada federal Flordeliz, acusada de assassinato do próprio marido (que era filho) estar participando normalmente das atividades da Câmara dos Deputados.
___continua após publicidade___
Ajuda na pandemia
Enquanto o governo federal ainda discute se volta a pagar o auxílio emergencial, governadores e prefeitos criam ou prorrogam programas próprios a fim de atenuar a ausência de renda e o desemprego acentuados com a pandemia de covid-19. A iniciativa ocorre em capitais e também cidades menores, como Rolândia (PR) e Guaxupé (MG), e o valor da ajuda varia entre R$300 e R$450. Em Ourinhos a Prefeitura está preparando a doação de cestas básicas para famílias carentes.
___continua após publicidade___
É Lei!
Após cinco anos, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou projeto de lei do deputado Ricardo Madalena (PL) que obriga a disponibilização de carga horária de plantonistas de saúde com 48 horas de antecedência, além do tempo de trabalho que devem cumprir e o endereço das unidades de saúde. “Chegou a hora de avançar mais e para isso precisamos de mais transparência e eficiência para atender a população com melhor qualidade”, disse o deputado que é natural de Santa Cruz do Rio Pardo. A proposta agora segue para análise do governador João Dória (PSDB).
Olha o jacaré!
O vereador Cícero Investigador (Republicanos) flagrou na manhã de hoje um jacaré nas margens do lago da Fapi. Cícero mora em frente ao lago, e publicou vídeos e fotos em seu Facebook.
Prioridades
Na última sexta-feira (12) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) facilitou ainda mais, por meio de decretos, o acesso de brasileiros a armas e munições. Dentre as novas regras, foi ampliado de quatro para seis o limite de armas de fogo de uso permitido que um cidadão autorizado pode adquirir.
Frase da semana
“Manter Carnaval na pandemia seria desfilar por cima de cadáveres”, Neguinho da Beija-flor, sambista.
CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz