Campanha busca amigos para idosos do Lar Santa Tereza

Na tentativa de trazer mais alegria para os internos, a direção do Lar lançou a campanha “Amigo mais velho”, convidando as pessoas a “apadrinharem” um idoso. O padrinho poderá fazer visitas, conversar e conhecer a experiência de vida daquela pessoa que hoje está sozinha no mundo.

Rosa e Maria. | Foto: AABiP

“ESTAMOS ABRINDO AS PORTAS PARA A COMUNIDADE. QUEREMOS QUE NOSSOS IDOSOS ESTABELEÇAM VÍNCULOS AFETIVOS”, EXPLICA A ASSISTENTE SOCIAL SONIA MATOS.

Cerca de 60% dos idosos que vivem no Lar Santa Tereza Jornet, em Ourinhos, nunca recebem visitas. Os motivos são variados, mas na verdade muitas vezes eles são abandonados ali pelas famílias. O Lar prepara uma festa de natal para o dia 10 de dezembro, às 14h30, e espera que os familiares e pessoas da comunidade apareçam nesse dia.

___ continua após publicidade___

 

Para a festa de natal, além de o convidado levar um prato de doce, salgado ou refrigerante, o Lar está pedindo doação de toalhas de banho e material de higiene pessoal (shampoo, sabonete, creme hidratante e fraldas tamanho G.

Como o Lar abriga pessoas de diferentes religiões, a festa de Natal não tem cunho religioso, mas sim de confraternização entre os 80 idosos que vivem ali, suas famílias e “padrinhos”.

AABiP realiza trabalho nas manhãs de quarta-feira no Lar. | Foto: AABiP

O Lar conta com a parceria de diversos voluntários, que realizam desde cortes de cabelo, barba, serviços de manicure e outros projetos como o “Balaio de histórias”, realizado pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP.  Sonia Matos explica que os idosos precisam de pessoas que estejam dispostas a ouvi-los. “Conversar é uma necessidade, por isso estamos trabalhando para que cada interno possa ter um “padrinho”, presente não só nas festas natalinas, mas durante o ano todo”.

Lar Santa Tereza Jornet, Ourinhos. | Foto: divulgação

O Lar Santa Tereza Jornet, também conhecido como Asilo dos velhinhos, foi fundado em Ourinhos no ano de 1956, portanto há 61 anos. É administrado pela Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados, uma ordem religiosa fundada na Espanha em 1873.  Existem cinco casas espalhadas pelo país, e em Ourinhos o Lar Santa Tereza Journet foi a primeira a ser criada, e é administrada atualmente pela madre Maria del Pilar Juez Moreno.

SERVIÇO
Festa de Natal, dia 10 de dezembro às 14h30
Rua Duque de Caxias, 1.115 – Ourinhos.
Informações: (14)3322-2197, falar com Sônia
Levar um prato de doce ou salgado e refrigerante
Os padrinhos podem doar uma toalha de banho e material de higiene para o “afilhado”

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK