
por Bernardo Fellipe Seixas
Vereadores ourinhenses aprovam evento e premiação para exaltar lideranças femininas e celebrar o legado cultural de Neusa Fleury.
O Poder Legislativo de Ourinhos deu sinal verde, de forma unânime, à criação do Encontro Regional de Mulheres “Ourinhos por Elas – Neusa Fleury” e do Troféu Neusa Fleury – Mulher Inspiradora. O Projeto de Resolução nº 10/2025, de autoria da vereadora Raquel Borges Spada (PSD), foi aprovado na sessão da última segunda-feira (28) e agora segue para sanção ou veto do prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos).
A proposta representa um marco no posicionamento institucional da Câmara quanto à equidade de gênero, sinalizando o interesse do Legislativo em promover ações que valorizem as mulheres e combatam desigualdades históricas entre homens e mulheres. O projeto também reforça o compromisso com a preservação da memória de Neusa Fleury Moraes, figura central da história cultural de Ourinhos, falecida em março deste ano.

O evento anual será realizado na semana que antecede o Dia das Mães e deverá incluir debates sobre temas como violência de gênero, saúde da mulher, equidade salarial e empreendedorismo feminino. Já o troféu, entregue a três mulheres por ano, reconhece lideranças femininas que atuam pela transformação social em Ourinhos. A escolha das homenageadas caberá à Comissão Permanente da Inclusão e Direitos da Mulher, com participação de todos os vereadores.

“Neusa Fleury foi uma referência de liderança e inovação. A aprovação desse projeto mostra que estamos avançando na valorização da mulher em Ourinhos”, destacou a vereadora Raquel Spada, após a votação.
Os vereadores Gil Carvalho (PL) e Vadinho (Podemos) também se manifestaram sobre a proposta. “Eu acompanhei a Neusa Fleury quando secretária de cultura, e dificilmente teremos outra igual. Sua determinação, simplicidade, a vocação da Neusa para a cultura ourinhense”, destacou Vadinho.
A aprovação unânime evidencia um consenso entre os parlamentares, refletindo a importância e urgência de ações que incentivem a participação feminina na sociedade e reconheçam conquistas individuais e coletivas.
- Quer ver os conteúdos do Jornal Biz em primeira mão? Clique aqui e entre para o nosso grupo no WhatsApp.
Confira abaixo vídeo com pronunciamentos sobre o projeto:
Neusa Fleury faria 69 anos neste sábado: confira depoimentos emocionantes
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube