Câmara de Ourinhos aprova criação de evento para exaltar mulheres e troféu Neusa Fleury

por Bernardo Fellipe Seixas

Vereadores ourinhenses aprovam evento e premiação para exaltar lideranças femininas e celebrar o legado cultural de Neusa Fleury.

O Poder Legislativo de Ourinhos deu sinal verde, de forma unânime, à criação do Encontro Regional de Mulheres “Ourinhos por Elas – Neusa Fleury” e do Troféu Neusa Fleury – Mulher Inspiradora. O Projeto de Resolução nº 10/2025, de autoria da vereadora Raquel Borges Spada (PSD), foi aprovado na sessão da última segunda-feira (28) e agora segue para sanção ou veto do prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos).

A proposta representa um marco no posicionamento institucional da Câmara quanto à equidade de gênero, sinalizando o interesse do Legislativo em promover ações que valorizem as mulheres e combatam desigualdades históricas entre homens e mulheres. O projeto também reforça o compromisso com a preservação da memória de Neusa Fleury Moraes, figura central da história cultural de Ourinhos, falecida em março deste ano.

Como secretária de cultura de Ourinhos, Neusa Fleury criou as escolas municipais de música e bailado, liderou a construção do Centro Cultural e restauração do Centro de Convivência, entre outros projetos.

O evento anual será realizado na semana que antecede o Dia das Mães e deverá incluir debates sobre temas como violência de gênero, saúde da mulher, equidade salarial e empreendedorismo feminino. Já o troféu, entregue a três mulheres por ano, reconhece lideranças femininas que atuam pela transformação social em Ourinhos. A escolha das homenageadas caberá à Comissão Permanente da Inclusão e Direitos da Mulher, com participação de todos os vereadores.

“A Cultura de Ourinhos se divide entre antes e depois da Neusa Fleury. Sua trajetória inspirou e vai continuar inspirando muitas mulheres”, disse Raquel Spada, autora do projeto.

“Neusa Fleury foi uma referência de liderança e inovação. A aprovação desse projeto mostra que estamos avançando na valorização da mulher em Ourinhos”, destacou a vereadora Raquel Spada, após a votação.

Os vereadores Gil Carvalho (PL) e Vadinho (Podemos) também se manifestaram sobre a proposta. “Eu acompanhei a Neusa Fleury quando secretária de cultura, e dificilmente teremos outra igual. Sua determinação, simplicidade, a vocação da Neusa para a cultura ourinhense”, destacou Vadinho.

A aprovação unânime evidencia um consenso entre os parlamentares, refletindo a importância e urgência de ações que incentivem a participação feminina na sociedade e reconheçam conquistas individuais e coletivas.

  • Quer ver os conteúdos do Jornal Biz em primeira mão? Clique aqui e entre para o nosso grupo no WhatsApp.

Confira abaixo vídeo com pronunciamentos sobre o projeto:

Neusa Fleury faria 69 anos neste sábado: confira depoimentos emocionantes

Neusa Fleury: A Estrela que iluminou a Cultura de Ourinhos

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube