Maior caçador de nazistas da Alemanha enfrenta corrida contra o tempo

Foto: Reuters

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



Conteúdo original por Tilman Blasshofer | Reuters

O principal caçador de nazistas da Alemanha, Thomas Will, espera conseguir mais condenações pelo Holocausto, mesmo com a morte dos suspeitos remanescentes, muitos deles com mais de 90 anos.

Will disse à Reuters que entregou cinco casos a promotores locais na Alemanha que ele acredita que ainda têm chance de ir a julgamento.

“O assassinato não está sujeito a um estatuto de limitações. Portanto, enquanto os perpetradores estiverem vivos, prosseguiremos com os casos”, disse ele de seu escritório nos arredores de Stuttgart, no sudoeste da Alemanha.

Will chefia o Escritório Central das Autoridades Judiciais do Estado da Alemanha para a Investigação de Crimes Nacional-Socialistas. Em 2015, ministros da Justiça alemães concordaram que o órgão deveria continuar operando “enquanto houver tarefas de acusação a cumprir”. Will disse que seu trabalho envia o sinal para qualquer um que comete tais atos hoje que eles nunca estarão fora de perigo.




À medida que os sobreviventes do Holocausto morrem, teme-se que o conhecimento do genocídio de seis milhões de judeus europeus na Europa ocupada pela Alemanha possa diminuir ou ser negado. Condenações contínuas destacam os crimes que ocorreram.

Uma pesquisa publicada na quarta-feira mostrou que quase um quarto dos holandeses nascidos depois de 1980 acreditam que o Holocausto foi um mito ou que o número de vítimas foi muito exagerado.

Reprodução Reuters

Em Israel, sobreviventes do Holocausto estão usando inteligência artificial para registrar suas memórias para as gerações futuras.

Desde que foi fundado em 1958, o Escritório Central lançou 7.694 investigações sobre crimes da Segunda Guerra Mundial, alguns envolvendo vários suspeitos, apoiando muitos dos 18.688 casos que chegaram aos tribunais alemães.

A condenação no mês passado de uma mulher de 97 anos que trabalhava como secretária de um campo de concentração “foi certamente uma das últimas”, disse Will. Mas os cinco casos que referiu “ainda podem dar origem a acusações. Portanto, talvez esta não tenha sido afinal a palavra final”, disse.

Confira conteúdos exclusivos no Instagram Jornal Biz.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.