Com voto ‘casado’, Bolsonaro elege ex-ministro Tarcísio como governador de SP

Imagem: Alan Santos/PR

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz

No total de votos válidos no estado de São Paulo, Tarcísio teve 55,27%, e Bolsonaro 55,24%. Em Ourinhos, Haddad só venceu em quatro urnas.

Tarcísio Gomes de Freitas é o governador eleito de São Paulo para o mandato 2023-2026. Desconhecido da maioria do povo paulista até o início da campanha eleitoral, ele comandou o Ministério da Infraestrutura de Jair Bolsonaro de janeiro de 2019 a março de 2022, e foi Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) entre 2014 e 2015, indicado pela ex-presidente Dilma Roussef (PT).

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Natural do Rio de Janeiro, Tarcísio morava em Brasília desde 2011, e em setembro de 2021 transferiu seu título de eleitor para São José dos Campos, município localizado a 90 quilômetros da capital. O comprovante de endereço utilizado foi de um apartamento em região nobre, alugado de um cunhado. No início da campanha eleitoral, o governador eleito assumiu publicamente nunca ter morado no imóvel.

Tarcísio tem 47 anos de idade, e se filiou ao Republicanos no final do mês de março. Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, o Republicanos é um partido do Centrão e integra a base do governo do presidente Jair Bolsonaro no Congresso.

LEGADO PARA SÃO PAULO – Como ministro, Tarcísio fez 18 quilômetros de asfalto no estado de São Paulo. A única obra foi a duplicação de um trecho da BR 153 na região de São José do Rio Preto (a 437 km da capital), que custou R$ 268,5 milhões. ​Em seu currículo também aparece a renovação da concessão da Nova Dutra (pedágios), rodovia BR-116, que liga os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Durante a campanha eleitoral, Freitas foi criticado pelo fato de o estado de São Paulo, maior gerador de impostos do país, ter ficado em último lugar nos repasses de recursos do Ministério da Infraestrutura, atrás até do Acre. O governador Rodrigo Garcia (PSDB) chegou a dizer em entrevista ao Estadão que se tratava de perseguição política. Mesmo assim, Garcia apoiou Tarcísio no 2º turno, e já negociou cargos para caciques de seu partido que foram derrotados nas urnas.

TARCÍSIO NAS URNAS DE OURINHOS

O candidato de Jair Bolsonaro eleito para o governo de São Paulo estreou no 1º turno vencendo em quase todas as urnas da cidade, e repetiu o feito no turno decisivo. Segundo apuração do Jornal Biz nos boletins de urnas, pelo site do TSE, Haddad só venceu Tarcísio em quatro seções, e conseguiu o empate em uma.

Jornal Biz – Portal de Conteúdo

Em 2 de outubro obteve 27.942 votos, equivalente a 52,39% dos votos válidos. Ontem (30) totalizou 35.170 votos, 63,29% dos votos válidos. Tarcísio recebeu apenas 1.620 votos a menos do que seu padrinho político, Jair Bolsonaro, que registrou 36.790 votos no 2º turno.

VOTO ‘CASADO’ – Com 100% das urnas apuradas no estado de São Paulo, Tarcísio computou 13.480.643 votos (55,27%), votação muito próxima da alcançada por Jair Bolsonaro, 14.216.587 votos (55,24%).

Imagem: Poder360

Foto: Alan santos/PR
  • Tarcísio Gomes de Freitas (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1975) é um engenheiro, militar aposentado e político brasileiro, filiado ao partido Republicanos. É o atual governador eleito do Estado de São Paulo. Foi ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro, bem como diretor executivo e diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante o governo Dilma Rousseff. (Fonte: Wikipédia)

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.