Black Friday em Ourinhos vai de coxinha a carro novo

No Brasil o comércio aderiu à moda da Black Friday há alguns anos, e assim como o Halloween, parece que “pegou”. Os norte-americanos apelidaram a sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças como “negra”, daí o termo Black Friday. Impulsionados por grande campanha promocional, para os gringos é uma festa ir às compras adquirir mercadorias em liquidação, com descontos relevantes. Tanto lá como aqui, é comum filas enormes se formarem do lado de fora das lojas na madrugada  da sexta-feira.

As lojas conseguem limpar o estoque, e se preparam para as vendas de natal. É provável que os brasileiros não sintam exatamente como uma festa a Black Friday deste dia 24, já que o país vive grave crise econômica e as famílias reduziram drasticamente os gastos. Apesar disso, segundo um vendedor das Casas Bahia em Ourinhos, a loja pretende movimentar 1 milhão e duzentos mil na sexta e no sábado.

Amanhã, Rodrigo e Liliane vão procurar a melhor oferta para comprar um espremedor de laranjas.

Rodrigo Coelho e Liliane Lazanha foram às lojas do centro de Ourinhos pesquisar preços na tarde de hoje, 23, e reclamaram da falta de ofertas. “Toda loja tem ‘November Black, Black week…’, mas desconto bom mesmo não estamos vendo,” disse Rodrigo. Liliane saiu de casa com um objetivo claro:  encontrar bom preço em um espremedor de laranjas. “Já faz um bom tempo que não saímos às compras. Amanhã vou procurar nas lojas, se não achar, vou tentar pela internet”.

Até coxinha entrou no Black Friday em Ourinhos!

Em períodos de dificuldades, comerciantes ourinhenses usam a criatividade.  O restaurante Bom Vivant, por exemplo, oferece todas as variedades de coxinha com descontos nesta sexta-feira.

Bruno e Ronaldo, vendedores da Savi Automóveis Hyundai.

A Savi Automóveis, representante da Hyundai em Ourinhos, também entrou na campanha e está vendendo um Fiat Palio Weekend, ano 2012, com desconto de R$6 mil para pagamento à vista.

“É o primeiro ano que participamos do Black Friday e estamos oferecendo descontos significativos”, diz Rodrigo Serigatto Savi, proprietário da concessionária. “Trabalho há 20 anos no mercado e vejo o Black Friday como uma época boa para movimentar as vendas. Estamos com ofertas incríveis aqui. Essa Palio, o primeiro que chegar na loja, leva”, diz Ronaldo Navas Leite, com aquela simpatia e lábia característica dos bons vendedores.

DICAS | Cuidado para não levar gato por lebre

A maior parte das compras deste dia é feita pela internet. Em 2016, segundo o site oficial da Black Friday no Brasil, as compras movimentaram R$ 1,9 bilhão em vendas, superando datas como o dia das Mães e Natal.

Pelo grande número de usuários, a data também é a preferida dos oportunistas, e pode representar perigo para os internautas. De acordo com Paulo Rogério de Mello Cardoso, docente da área de tecnologia da informação do Senac Marilia, são ações como a Black Friday, que chamam a atenção pelos grandes descontos, que o ambiente virtual se torna um prato cheio para os oportunistas.

“Os sites e empresas são sempre alvos de ataques, pois reúnem dados de clientes que são bastante valorizados no mercado ilegal. Os grandes sites trabalham com um enorme volume de transações, movimentadas diariamente. Se a empresa for alvo de sequestro de dados, elas estarão dispostas a pagar um preço alto para ter seus dados de volta”.

DICA DO ESPECIALISTA – Tome cuidado com as compras pela internet nesta sexta-feira, e fique atento às medidas de segurança, como manter atualizado o antivírus, verificar o campo de endereço do site acessado, observando se tem ‘’https’’ e um cadeado fechado. Vale observar também se o site dispõe de selos de segurança, como E-bit, ClearSale e TrustVox. Não realize compras em computadores de terceiros, nem em locais com internet pública. Em casos de receber solicitações para atualização do Flash para ver um vídeo ou acessar algum conteúdo, não faça via pop-ups do próprio site. Você pode descobrir se está utilizando a versão mais recente no próprio site da Adobe e obter o download seguro e original do Flash, caso seja necessário seu uso.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK