Primeiro romance de Baga Defente é destaque na Festa Literária Internacional de Paraty

Foto: Divulgação

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas / Jornal Biz

Lançamento do livro ocorreu na “Casa Pagã”, em evento da programação da Flip 2023, em Paraty, litoral do Rio de Janeiro.

O artista multifacetado Baga Defente, nascido em Ourinhos, lançou seu aguardado primeiro romance, “Teu Sangue Vermelho na Minha Parede“, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no último dia 23. Contemplado pelo edital ProAC/SP, o livro apresenta uma narrativa ousada, categorizada pelo autor como um “metarromance epistolar”, que mistura elementos de (auto)ficção e não-ficção.

Clique e saiba mais

Marcada por uma escrita informal e ensaística, a obra explora temas que vão desde relacionamentos até política, memória, ocultismo e os impactos da pandemia. A publicação, sob o selo do NADA∴Studio Criativo, fundado pelo autor, terá lançamento ém Ourinhos no próximo dia 14, a partir das 20h, no Bar Se7e Cordas.

Baga Defente durante o lançamento de seu livro, na Casa Pagã, em Paraty. | Imagem: Divulgação

O LIVRO

O protagonista, Lêonidas, um homem branco, hétero e de classe média, serve como fio condutor para a narrativa. Desolado após o término de seu relacionamento com Lucy Lake e o isolamento imposto pela pandemia, Lêonidas busca se reencontrar, navegando por reflexões sobre política, paternidade e ocultismo.

Clique e acesse o link para adquirir seu exemplar.

A escrita do autor se destaca pela honestidade brutal, proporcionando aos leitores a oportunidade de se conectarem com suas próprias jornadas interiores. Dividido em três partes representando etapas alquímicas (Nigredo, Albedo e Rubedo), o livro alterna entre primeira e terceira pessoa, explorando o limbo emocional do protagonista.

Clique e saiba como comprar.

Defente, influenciado pelo norueguês Karl Ove Knausgård, desafia as convenções do gênero literário. Utilizando uma narrativa híbrida, que incorpora poemas, cartas, diários, transcrições de bate-papos e sessões de regressão, o autor oferece uma experiência de leitura dinâmica e transformadora.

Para Alex Zani, editor e produtor editorial, a relação entre Baga e o norueguês não se limita ao processo de escrita, e se estende à vivência como personagem inserido no cotidiano do protagonista-autor-narrador.

Baga Defente

O projeto gráfico, concebido pelo próprio autor, reflete a influência da alquimia na obra. O livro se transforma conforme é absorvido pelos leitores, incorporando suas próprias interpretações e experiências. O diálogo direto com outras obras e autores, bem como as reflexões sobre o ato da escrita, acrescentam camadas de profundidade à trama.




Teu Sangue Vermelho na Minha Parede” se revela como um convite à compreensão do lugar de cada leitor no mundo. Ao despir-se de julgamentos, a obra proporciona uma conexão com a jornada interior de cada indivíduo, instigando a reflexão sobre situações familiares e desafiando a rotina dinâmica em uma pausa para prestar atenção ao que realmente importa.

Clique aqui e confira o perfil do Baga Defente no Instagram.

Quer garantir seu exemplar? Clique aqui!

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube