Artista ourinhense lança mini-documentário com foco nas conexões femininas

Num mundo em que tanto nos ensinam sobre rivalidade feminina, reconhecer e valorizar o poder das conexões entre mulheres já é por si só um ato revolucionário. Equilibrando-se entre a sensibilidade e a rebeldia da construção desses “nós femininos”, o mini-documentário “De Mãe para Filha” surge não só como uma homenagem ao Mês Internacional da Mulher, mas um exercício de autoconhecimento e liberdade, ao enaltecer o que temos de mais precioso: os processos.

RYH – Artista plástica ourinhense e idealizadora do projeto De Mãe para Filha

Com estreia marcada para o dia 10 de março, por meio do YouTube (mais informações abaixo), o mini-documentário retrata o processo criativo da artista plástica ourinhense Rafaela Yuri Hisamura, ou simplesmente RYH, enquanto pinta um retrato de sua mãe. Ao evidenciar o processo de amadurecimento da mulher, mãe, pelos olhos da artista, filha, a obra visa valorizar a sororidade e o empoderamento feminino através do tempo. Quebrando, assim, paradigmas ligados à feminilidade e ao envelhecimento da mulher.

Tendo como ponto de partida a representação de um quadro da mãe quando criança pintado por Rafaela no início de sua carreira, “De Mãe para Filha” explora, simultaneamente, a jornada da mãe desde o primeiro quadro e a evolução do trabalho da artista durante este tempo.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

“Além de envolver questões muito afetivas para mim, acredito que apresentar ao público o processo criativo de uma pintura, estimula tanto outros artistas, especialmente mulheres, a produzirem e divulgarem suas obras como ajuda a desmistificar essa ideia de elitismo em torno das artes plásticas. Afinal, um quadro pode estar tanto num museu ou em uma galeria quanto nas ruas, na parede de sua casa ou na tela do seu computador, não há e não deve haver limites para a arte”, pontua Rafaela.

Veja abaixo um aperitivo do que será “De mãe para filha”:

De Mãe para Filha

Projeto financiado pelo Governo Federal com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/20 – Lei de Emergência Cultural)  em parceria com a Prefeitura Municipal de Ourinhos por meio da Secretaria de Cultura local, “De Mãe para Filha” será exibido livre e gratuitamente por meio de um canal exclusivo no YouTube, acesse pelo link: https://abre.ai/demaeparafilha. A obra pode ser visualizada e compartilhada a partir do dia 10 de março de 2021, às 20h.

Equipe de produção “De mãe para filha”

Participaram da produção do mini-documentário profissionais da comunicação e do audiovisual ourinhense. Colaborando, assim, também para a economia circular na cidade. Além disso, como ressalta a artista e idealizadora do projeto, “em meio a um processo tão delicado quanto o que vivemos atualmente, expressões artísticas e culturais vêm sendo essenciais para a manutenção da saúde mental e emocional não só da nossa população, como de todo o mundo.”

Sobre a artista

Rafaela Yuri Hisamura estudou técnicas artísticas no Studio Milton Nakata em Bauru (SP). Em Ourinhos, foi professora de artes para jovens e crianças; atuou como ajudante de marcenaria, aprimorando técnicas também em madeira; participou de intervenções e exposições artísticas; além de ter ministrado oficina de Sensibilidade Artística para crianças. Seu objetivo é dar continuidade ao projeto, retratando mulheres e contando outras histórias por meio da pintura e dos vídeos.

Contato

Para mais informações sobre o mini-documentário “De Mãe para Filha” ou agendamento de entrevistas com a artista, entre em contato:

Assessoria de imprensa
Thaís Laurindo | 14.99857-0108 | redacao@thaislaurindo.com

Redes sociais

YouTube: https://abre.ai/demaeparafilha

Instagram: www.instagram.com/rafaelayurih/

CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u559827425/domains/jornalbiz.com/public_html/wp-content/themes/Newspaper 7/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009