Após “férias”, Câmara de Ourinhos retoma sessões e permite presença de público

Imagem: Captura de tela TV Câmara Ourinhos

Curta o JornalBiz no Facebook  Instagram  Twitter

por Bernardo Fellipe Seixas

Nova Portaria autoriza presença de 56 pessoas no plenário, mas mantém horário de início da sessão durante a tarde

Após 14 dias de recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Ourinhos retoma hoje os trabalhos com a realização da 24ª sessão ordinária do ano. Apesar da Portaria nº 88/2021, publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (30), autorizar a presença do público em 60% do plenário, o horário de início da sessão não foi alterado, continuando às 17 horas.

A manutenção da sessão à tarde é uma medida que afugenta ainda mais o público, já que muitas pessoas ainda estão trabalhando nesse horário. Para cumprir as medidas de prevenção de contágio da Covid19, apenas 56 das 107 cadeiras do plenário da Câmara poderão ser ocupadas.

Descrente e com pouca participação na vida política da cidade, o ourinhense pode “sumir” de vez da área reservada aos espectadores da Câmara.

Segundo Nilce Protetora (PSD), dificilmente o público vai conseguir acompanhar as sessões ao vivo. “Quem trabalha nesse horário vai ter que assistir depois, pelas mídias sociais”.

Para o vereador Cícero Investigador a volta presencial do público às sessões já deveria ter acontecido, de forma gradual, como ocorreu no comércio, na educação e em outros setores. “A Câmara deveria ter se planejado e adequado para permitir a participação da população no processo legislativo”, disse Cícero ao Jornal Biz.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Já a representante do Coletivo Enfrente, Roberta Stopa (PT), discorda da reabertura. “A sala da sessão não tem ventilação. É bom lembrar que o horário da sessão foi adiantado por causa de um toque de recolher às 20 horas. É estranho manter o horário das 17 horas, por causa da pandemia, e ao mesmo tempo abrir para o público”, declarou a vereadora.

Vale ressaltar que além de proibir a entrada do público nas sessões, a Câmara pouco ou nada fez para seguir os protocolos sanitários para evitar a propagação da covid. Prova disso foi o surto de infecções em funcionários e vereadores, e o presidente da Casa, Santiago Lucas (DEM), não usa máscara durante a sessão.

Há menos de um mês, no dia 7 de julho, o legislativo ourinhense perdeu um de seus representantes para a Covid19, o vereador Carlinhos do Sindicato. Há um projeto de lei da Mesa Diretora para dar seu nome ao plenário da Câmara.

A pauta da sessão de hoje tem 126 proposituras, das quais 60 de autoria de Cícero Investigador (Republicanos). Apenas os vereadores Alexandre Enfermeiro (PSD), Latinha (PP) e Roberta Stopa (PT) não apresentaram propostas para serem apreciadas hoje a noite.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u559827425/domains/jornalbiz.com/public_html/wp-content/themes/Newspaper 7/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009