Aos 73 anos de idade, sai de cena o professor Granja

Foto: Adriano Carvalho

Morreu no final do dia de ontem, no Hospital Unimed de Bauru, Francisco Claudio Granja. Ele tinha 73 anos de idade, era artista plástico e professor. Extrovertido, de tanto usar no dia a dia a expressão “uau”, acabou incorporando-a, simbolicamente, ao nome.

Granja foi diretor de cultura de Ourinhos no governo do ex-prefeito Clóvis Chiaradia (1989-1992) e lecionou em várias escolas da cidade e na Unifio. Seu sonho de criar um Museu de Artes em Ourinhos foi concretizado no final de 2019. O Museu de Arte, Cultura e Pesquisa foi inaugurado nas dependências da Unifio, e leva seu nome. Deixa como marca a instalação de esculturas no ambiente urbano em Ourinhos. Algumas foram alvo de polêmica, como o Cristo de sucata, de Bittencourt, que depois de ficar anos escondida em um depósito na Prefeitura hoje está instalada no CSU. Durante a gestão do ex-prefeito Esperidião Cury, Granja participou de movimento que pedia que a Prefeitura comprasse o prédio do antigo Cine Ourinhos para transformá-lo em teatro. Dizia aos mais próximos que queria ser enterrado no porão do Teatro Municipal.

___continua após publicidade___

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Como professor, Granja realizou inúmeras excursões levando alunos para visitar exposições e museus em São Paulo. Nas décadas de 1980 e 1990 foi líder de um movimento de artistas plásticos na cidade, criando o GAPO, Grupo de Artistas Plásticos de Ourinhos. Dono de personalidade marcante e extrovertida, sua principal característica foi a autenticidade.

Candidato a vereador em 2012, surpreendeu a população ao usar o próprio veículo como carro de som tocando em alto volume apenas sucessos da música clássica.

O professor Granja durante o Natal de 2015. | Foto: Adriano Carvalho

“Sou uma pessoa que luta por muitos direitos, sou de origem extremamente pobre, pais analfabetos, nasci e fui criado na periferia, gosto muito de teatro, cinema, danças nacionais e internacionais, música e poesia. E me auto lapidei nesta vida para o meu crescimento, tive ajuda de amigos, e sou uma pessoa muito boa e faço muita caridade”, disse Granja ao Jornal Negocião, em reportagem de Juliana Neves publicada em dezembro de 2019.

Após enfrentar um câncer de próstata, Granja passou a sofrer com o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. O professor deixou de se alimentar e ficou muito debilitado. Francisco Claudio Granja faleceu às 23h30 no Hospital Unimed de Bauru. Seu corpo será velado no velório de Agudos das 8h às 13h, e o sepultamento acontecerá em seguida no Cemitério de Agudos, cidade de seus pais.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u559827425/domains/jornalbiz.com/public_html/wp-content/themes/Newspaper 7/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009