Alunos de Engenharia Mecânica das FIO estão construindo um carro de competição off-road

O Curso de Engenharia Mecânica das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), implantado há dois anos, já apresenta excelentes resultados em termos de modernidade e inovação. Os alunos da primeira turma do curso estão desenvolvendo, desde o primeiro semestre de 2017, quando estavam no 3º termo, o Projeto Baja/FIO. Trata-se da construção de um carro de competição para uso offroad (fora de estrada).

O Projeto, uma iniciativa do coordenador do curso o engenheiro mecânico Dario de Almeida Jané, professor mestre em Engenharia de Produção que está concluindo seu doutorado em Engenharia Mecânica, está sendo desenvolvido dentro da disciplina Práticas de Engenharia.

Segundo o professor Dario, os alunos estão construindo o carro com base no projeto da SAE Brasil, uma associação de engenheiros, cuja missão é disseminar a tecnologia e o progresso da mobilidade, e que para isso, promove regularmente competições entre as escolas de engenharia do país em diversas modalidades. Uma destas competições corresponde ao “Programa Baja SAE Brasil”, onde os alunos devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados, participando de provas de desempenho e resistência dos veículos projetados e construídos pelos alunos.

A equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos e a intenção é que o curso das FIO participe em breve desta competição nacional com as outras escolas de Engenharia do País.

Considerando o entusiasmo e a dedicação dos alunos e do coordenador do curso, o Projeto Baja já está bem encaminhado. Os alunos que participam da iniciativa, agora cursando o 5º termo, já concluíram a construção da gaiola, ou seja, a estrutura do carro e o conjunto powertrain  (motor e transmissão). A próxima etapa, na qual os acadêmicos já estão trabalhando, é finalizara suspensão, sistema de direção e freios, o que deverá ser concluído até o final do primeirosemestre de 2018.

De acordo com o professor Dario, concluído o projeto, o Baja vai para uma fase de testes.

“A idéia é fazer no Campus das FIO, um circuito de terra para teste, com obstáculos, semelhante ao que os alunos vão encontrar quando forem competir na SAE”, explicou o coordenador do curso.

Professor Dario ressalta a importância do desenvolvimento de projetos como esse, que fazem parte de um processo inovadorde avaliação. “É uma forma prática e dinâmica de avaliar o aprendizado e os conhecimentos dos alunos, além das provas e dos trabalhos, ou seja, uma avaliação mais completa que demonstra a modernidade e preocupação do curso e das FIO em formar um profissional capaz de, efetivamente, aplicar seus conhecimentos, e atuar com grande êxito no mercado de trabalho”.

Com esta mesma linha de pensamento, adiantou professor Dario, deverá ser iniciado ainda neste primeiro semestre de 2018, o Projeto Fórmula para construção de um carro de corrida, iniciativa que envolverá os alunos do 3º termo do curso.

Texto e fotos: Assessoria FIO

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK

Instagram @JornalBiz