Escola Racanello sofre com abandono e falta de manutenção

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas / Jornal Biz

Tradicional EMEF de Ourinhos apresenta problemas estruturais, enquanto Prefeitura ignora reivindicações da vereadora Roberta Stopa

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Adelaide Pedroso Racanello, em Ourinhos, enfrenta uma situação de abandono e falta de manutenção, como evidenciado por paredes com mofo e rachaduras, pisos quebrados e irregulares, teto com goteiras, carteiras escolares danificadas e paredes sem pintura. A gestão do prefeito Lucas Pocay (PSD) tem sido alvo de críticas pela falta de ações para resolver problemas simples, como mostram as fotos desta reportagem.

Piso quebrado aumenta risco de acidentes com alunos, professores e funcionários.
Em dias de chuva, lâmpadas viram “torneiras”, e água suja do forro cai nos alunos.

Desde julho do ano passado, a vereadora Roberta Stopa (Psol) vem cobrando da Prefeitura, por meio de Indicações, serviços de manutenção na estrutura do prédio, além da reposição de servidores para serviços gerais na escola. “Foram cinco indicações feitas em 2023, todas aprovadas pela Câmara, mas que não tiveram atenção da prefeitura”, lamenta Roberta.

jornalbiz.com – O Portal de Conteúdo de Ourinhos e região

As condições insalubres da escola não só prejudicam o ambiente educacional como também colocam em risco a saúde das crianças, especialmente no inverno, quando problemas respiratórios e gripes são mais frequentes. A situação se agrava na cobertura da antiga Usina do Saber, localizada dentro do terreno do Racanello, que há mais de um ano necessita de conserto. “Em dias de chuva, a circulação de alunos, professores e funcionários se torna difícil. Com roupas e calçados molhados, eles podem adoecer, com tosse, febre e garganta inflamada”, detalhou a vereadora em uma de suas proposituras.




A precariedada da gestão do prefeito Lucas Pocay com a Educação é evidente não só na falta de manutenção das escolas. Durante seus sete anos de mandato, os indicadores educacionais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), pioraram. Até no combate ao analfabetismo Ourinhos está ficando para trás, com desempenho inferior ao de cidades da região.

Na noite desta segunda-feira (17), a pauta da sessão da Câmara terá, novamente, uma Indicação da vereadora psolista pedindo melhorias no Racanello. Com a proximidade das eleições, há uma esperança de que, desta vez, a prefeitura tome as medidas necessárias para solucionar os problemas.

LEIA TAMBÉM:

Retrocesso: Ourinhos piora nota no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira

Lucas Pocay diz que “Educação é destaque” em sua gestão, mas IDEB de Ourinhos é pior do que Canitar e outras cidades da região

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube