Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube
por Bernardo Fellipe Seixas / Jornal Biz
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Ourinhos e região vai completar 36 anos de fundação na próxima sexta-feira (8). Em entrevista exclusiva ao Jornal Biz, o presidente e fundador da entidade, Aparecido de Jesus Bruzarosco, relembra detalhes da trajetória do Sincomerciários.
Tudo começou em 1981, quando um grupo de trabalhadores do comércio de Ourinhos decidiu que precisava de um órgão de classe para negociar salários e defender seus direitos junto aos patrões. Passados três anos, em 1984, surgiu a Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Ourinhos (APECO), o embrião do que é o Sincomerciários atualmente.
Durante três anos, a APECO prestou serviços aos trabalhadores, mas ainda sem o poder de discutir uma convenção coletiva e reivindicar direitos. Faltava uma Carta Sindical, documento elaborado exclusivamente pelo Ministério do Trabalho.
Ao contrário de Assis, que à época tinha dois deputados estaduais e dois federais, Ourinhos não possuia representatividade política. A virada ocorreu em 1987, quando o ex-prefeito de Ourinhos, o saudoso Esperidião Cury, encampou a causa e foi pessoalmente a Brasília, conversar com o então ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto Pinto. “Ele foi de carro até a Capital, sem marcar audiência, e disse que só voltaria com a carta. Sua determinação foi fundamental, deu certo”, relembra Bruzarosco.
Ao longo dos anos, o sindicato não apenas se consolidou, mas ganhou respeito entre as autoridades regionais, destacando a importância do bom relacionamento com magistrados na área trabalhista e com o Sincomércio, entidade que representa os direitos dos patrões. O apoio da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários), que atualmente congrega 72 sindicatos paulistas, fortaleceu ainda mais a posição do Sincomerciários.
Apesar dos muitos desafios em quase quatro décadas, o sindicato manteve uma diretoria coesa. “Quase 60% dos membros fundadores ainda estão ativos. Isso mostra nossa unidade e, principalmente, a proximidade que sempre tivemos com o trabalhador de chão de loja”, ressalta o presidente.
Além das conquistas sindicais, o Sincomerciários investiu em infraestrutura e lazer para os trabalhadores. Em 1990 criou o Clube dos Comerciários, em um terreno doado pelo então prefeito Clóvis Chiaradia. Atualmente é o clube social mais frequentado de Ourinhos, localizado a menos de dez minutos do centro da cidade. “Realizamos diversas atividades no clube, e muitas lojas utilizam nosso salão para capacitação e treinamento de seus colaboradores. O clube tem uma estrutura completa para eventos, e ali são realizados casamentos e aniversários, além de oferecer campo de futebol, playground, piscinas e quiosques com churrasqueira individual”, detalha Bruzarosco.
Em 2015 o sindicato inaugurou sede própria, na rua Rio de Janeiro, centro de Ourinhos. No prédio de três andares funcionam os departamentos do Sincomerciários, como assessoria jurídica, financeiro, sala de reuniões e tratamento odontológico aos trabalhadores, entre outros serviços.
Os comerciários também podem usufruir de um centro de lazer na Praia Grande, e de um novíssimo e completo Parque Aquático, localizado em Avaré. “Estamos construindo um hotel bem ao lado do parque, em Avaré, que em breve estará disponível para os comerciários e seus familiares”, informa Bruzarosco, que é vice-presidente da Fecomerciários.
Sobre as mudanças nas relações de trabalho nos últimos anos, Aparecido Bruzarosco destaca os impactos negativos do governo anterior. “Desqualificou o movimento sindical com muitas mentiras, comprometeu a estrutura financeira e promoveu a discórdia entre trabalhadores e patrões”, diz, em alusão ao período em que Jair Bolsonaro esteve no comando do país. Bruzarosco reconhece, porém, a necessidade de esforços para recuperar a essência do sindicalismo, argumentando que hoje em dia, muitas vezes, a sindicalização ocorre mais por interesses pessoais do que pela defesa dos direitos trabalhistas. “A Fecomerciários e os sindicatos realizam eventos de formação política e discussões sobre assuntos atuais, mas ainda há muita resistÊncia por parte do trabalhador. Ele precisa saber que o 13º salário, por exemplo, só foi conquistado após uma grande greve geral. A licença maternidade também só foi legalizada com muita luta. Em Ourinhos, até estabelecermos a obrigatoriedade da negociação com o sindicato para o trabalho aos domingos, as lojas só pagavam as horas extras”.
A entrevista também abordou os desafios atuais, como a abertura do comércio aos finais de semana e a discussão sobre as condições de trabalho nas compras online, onde o sindicato está ativo em debates legais. Bruzarosco diz que já há ações jurídicas para equilibrar o comércio digital. “Atualmente o consumidor faz uma compra online para retirada na loja. O vendedor atende o cliente, testa o produto, efetiva a venda, empacota…e não recebe nada por isso. Isso não está certo, e nosso departamento jurídico já atua para equilibrar essa situação”.
Bruzarosco também compartilha suas reflexões sobre a representatividade feminina, ressaltando a importância da capacitação para que mais mulheres alcancem cargos de poder. “A maioria da nossa equipe é formada por mulheres. Nossa advogada entrou no sindicato como guardinha, e hoje representa o sindicato em muitas das questões jurídicas. Temos mulheres trabalhando e desempenhando suas funções com excelência em todos os setores”, se orgulha o presidente, que é pai de duas mulheres e avô de duas meninas.
SORTEIO DA MOTO – Nesta sexta-feira (8), para comemorar o aniversário do Sincomerciários, vai acontecer o sorteio de uma moto Honda 0km para os trabalhadores do comércio sindicalizados de Ourinhos e região. | Onde/Quando: Calçadão da rua Paraná, centro de Ourinhos, às 16h.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz