Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube
por Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz | Texto atualizado às 12h50
A 10ª fase da Operação Lesa Pátria acontece hoje, e já prendeu Tenente-Coronel da reserva da Aeronáutica
A Polícia Federal atua nesta terça-feira (18), em todo o Brasil, para cumprir mandados de prisão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em nova fase da Operação Lesa Pátria, contra os atos golpistas de 8 de janeiro.
A PF já prendeu Euro Brasílico Vieira Magalhães, tenente-coronel da reserva da Aeronáutica, em buscas no Rio de Janeiro.
No total a PF executa 14 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão, sendo um na cidade de Ourinhos.
O Ministério da Justiça não divulgou os nomes dos envolvidos. Dos 16 mandados de prisão expedidos, 13 tinham sido cumpridos até o fim da manhã desta terça. As prisões ocorreram nos seguintes municípios:
Goiânia (GO) – 2 prisões
Capinópolis (MG) – 1 prisão
Sete Lagoas (MG) – 1 prisão
Betim (MG) – 1 prisão
Monte Azul (MG) – 1 prisão
Montes Claros (MG) – 1 prisão
Juara (MT) – 2 prisões
Marabá (PA) – 1 prisão
Londrina (PR) – 1 prisão
Rio de Janeiro (RJ) – 1 prisão
Ourinhos (SP) – 1 prisão
Segundo informações do G1/Bauru, o alvo em Ourinhos é Nelson Eufrosino, flagrado vandalizando o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). O suspeito foi detido em Ourinhos e levado para sede da PF em Marília.
Os mandados de busca e apreensão ocorreram nos seguintes estados — a PF não detalhou as cidades: DF: 1 mandado; GO: 2 mandados; MG: 10 mandados; MT: 1 mandado; PA: 1 mandado; PR: 2 mandados; RJ: 2 mandados; SP: 3 mandados.
Essa é a 10ª fase da Operação Lesa Pátria, que teve início no dia 20 de janeiro a fim de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos golpistas na Praça dos Três Poderes.
“A Polícia Federal está cumprindo determinações judiciais contra indivíduos que destruíram as sedes dos 3 Poderes no dia 8 de janeiro, organizaram ou financiaram tais atos. Investigação prossegue para que a Lei seja integralmente observada, pois só assim teremos paz e democracia“, disse Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, por meio de nota oficial.
RELEMBRE OCASO – Na véspera do dia 8 de janeiro, um ônibus partiu do acampamento instalado em frente ao Tiro de Guerra de Ourinhos, levando pessoas de toda a região. No dia dos atentados em Brasília, um ourinhense foi filmado destruindo vidros do prédio do Supremo Tribunal Federal. Outros vândalos de Ourinhos e região foram identificadas nas investigações da Polícia Federal nos atos de depredação dos prédios públicos na capital federal. O ourinhense Nelson Eufrosino foi identificado pela PF e preso ainda no mês de janeiro.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz