Projeto de educação menstrual virou livro, que aborda necessidade de contato com a natureza, tecnologia no dia a dia e o autoconhecimento
A pedagoga Sirlene Berkana acaba de lançar seu primeiro livro. “O despertar de Jasmin” tem como público-alvo crianças e adolescentes, principalmente, meninas, e trata sobre a primeira menstruação, o conhecimento do próprio corpo e as interações com a natureza.
Em entrevista ao Jornal Biz, Sirlene diz que o livro foi escrito no ano passado, enquanto elaborava o Projeto de Educação Menstrual. “A história brotou em mim enquanto refletia sobre uma linguagem para me comunicar com as meninas. A pandemia provocou novas maneiras de interagir e foi necessário buscar alternativas”, diz a autora.
Outro ponto bastante presente na história é o contato com a natureza e a arte de observar o meio ambiente, o céu, os animais.
“Fomos tão longe em tecnologia que acabamos nos afastando do que é ser humano. Hoje temos acesso a uma infinidade de modelos de calçados para cobrir nossos pés, e com tanto asfalto, acabamos não colocando mais os pés na terra, sentindo a Terra. Não olhamos a lua, não percebemos a natureza. E ela acontece dentro e fora de nós”, ressaltou Sirlene.
Segundo a autora, a obra é autobiográfica. “Foi a Sirlene menina que me inspirou a apresentar, para meninas e mulheres, uma forma de voltar o olhar para a natureza que existe dentro de nós. É preciso cultivar o respeito ao feminino, o autoamor e autocuidado sem se deixar manipular por um sistema que usa a imagem da mulher como objeto”.
O livro está sendo lançado pela Editora Filos, de Cerqueira César, e já está a venda em vários sites, como Magazine Luiza, Estante Virtual, Americanas e Amazon, entre outros. Clique aqui para acessar os links.
CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz