CANETADA edição nº 133
Demorou
Ourinhos levou mais de um mês do que Chavantes para informar oficialmente a presença da variante brasileira (P.1) do Covid19 na cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Lucas Pocay (PSD) no último dia 6. Dos 20 exames coletados de pacientes contaminados, 16 indicaram presenças de variantes, sendo 7 da P.1, conhecida como cepa de Manaus.
Demorou II
Após o anúncio da descoberta do caso com a variante P.1 em Chavantes, em 4 de março, a Prefeitura de Ourinhos não realizou ação alguma para tentar conter a propagação da cepa, que é comprovadamente mais contagiosa e letal. Araraquara (238 mil habitantes) decretou lockdown quando descobriu o primeiro caso na cidade, e tem registrado menos mortes do que Ourinhos nos últimos dias.
Luto no esporte
Morreu na manhã de hoje, aos 52 anos, a ex-atleta Ruth de Souza. Ela foi campeã mundial pela seleção brasileira em 1994, e disputou também o Pan Americano de Havana (1991) e as Olimpíadas de Barcelona (1992), antes de jogar pelo time de basquete feminino de Ourinhos. Rutão, como era carinhosamente chamada, morou em Ourinhos em 1995 e fez parte da primeira equipe federada da cidade, por onde foi bicampeã dos Jogos Regionais.
Tragédia
Nos últimos sete dias, 14 ourinhenses morreram em decorrência de complicações do Covid19. Uma das vítimas foi o fotógrafo Fábio Oliveira, de 35 anos, filho de Ana Correa Gomes. Em Santa Cruz do Rio Pardo, o jornalista Luiz Fernando Witemburg perdeu o pai, a mãe e o irmão em menos de 24 horas. O drama da pandemia aumenta ao vermos o ritmo lento da vacinação e amigos, familiares e conhecidos sendo vítimas do novo coronavírus.
Transparência só no gogó
Os discursos decorados e previsíveis do prefeito Pocay em suas lives comprovam, a cada dia, que o que ele fala não se escreve. A palavra transparência é uma das preferidas de Pocay, mas na prática, imprensa, Câmara Municipal e até o Judiciário enfrentam muitas dificuldades para acessar informações sobre a atual gestão. Sobre Covid19 e vacinação, por exemplo, nem com lei aprovada na Câmara!
#Fome
A deputada federal Sâmia Bolfim (Psol) enviou ofício ao prefeito Lucas Pocay solicitando informações se há alguma iniciativa municipal para amparar famílias em situação de emergência alimentar. Segundo Sâmia, vários municípios já implementaram um auxílio municipal, como Rolândia (PR) e Ribeirão Preto (SP), entre outros. Desde o início da pandemia, a Prefeitura se limita a fazer doações de cestas básicas, o que se mostra insuficiente atualmente.
Memória
A Prefeitura de Chavantes entregou na semana passada a obra de reforma do Teatro São José, localizado no distrito do Irapé. Inaugurado há 100 anos, o prédio foi o primeiro no oeste paulista a ser construído exclusivamente para atividades culturais. Parabéns para a administração pela importante obra de resgate histórico e preservação da memória do povo chavantense.
Marisa Barleto Presente!
A vereadora Roberta Stopa (PT) fez bela homenagem à co-vereadora Marisa Barleto, professora aposentada e uma das fundadoras do Coletivo Enfrente, falecida na semana passada. Nascida em Ourinhos, Marisa foi uma batalhadora da defesa dos direitos das mulheres e das minorias. Após o discurso emocionado de Roberta, o vereador Guilherme Gonçalves (Podemos) pediu uma salva de palmas para Marisa. “Ela era parte desta casa, e merece nossa homenagem”. Todos os parlamentares ficaram em pé e aplaudiram a guerreira Marisa Barleto.
Eleições 2016
A vereadora Raquel Spada (PSD) usou a tribuna para se defender de uma publicação feita por Guilherme Gonçalves que supostamente seria direcionada para ela. Raquel mostrou para as câmeras o comentário feito no Facebook pelo vereador, que diz que “Não adianta usar saia comprida se a língua mentirosa está acompanhando a saia”, o qual acusou como machista. A vereadora também fez questão de lembrar que em 2016 foi eleita com apenas quatro votos a mais do que o pai de Guilherme, então candidato Gel. “Será que foi por isso?”, questionou a parlamentar evangélica.
Quase 9 milhões!
O exército de cargos comissionados e funções gratificadas da Prefeitura de Ourinhos já consumiu R$8.942.317,84 dos cofres públicos nos meses de janeiro, fevereiro e março. O dado foi divulgado pelo Observatório Social de Ourinhos, que aponta 759 nomeações na PMO, SAE, IPMO, Câmara e Secretaria de Esportes.
Charge da semana
Suspeição
O vereador Cícero Investigador (Republicanos) pediu que a vereadora Raquel Spada não fizesse parte da Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) criada pela Câmara para apurar possíveis casos de “fura-fila” na vacinação contra o Covid em Ourinhos. Em fevereiro ela foi acusada, em redes sociais, de supostamente ter sido imunizada no drive thru instalado no Monstrinho. Raquel usou a tribuna para se defender, negou que tenha recebido a dose, e disse que teria usado um cartão de vacinação para fazer anotações de telefones. A Canetada abordou o assunto, leia aqui.
Suspeição II
No dia 11 de fevereiro a vereadora disse ao Jornal Biz, por mensagem em aplicativo, que se tratava de uma folha de caderno. Raquel disse que está se sentindo perseguida na Câmara, e mostrou um exame de sangue (Ourilab) que diz que seu corpo não possui anticorpos neutralizantes para Covid19. “Eu não tomei a vacina”, disse Raquel, mais de uma vez.
Suspeição III
Cícero pediu a palavra e disse que mantinha seu pedido, e que a exibição do exame que a vereadora fez, se tivesse feito sido com antecedência, evitaria desgaste para todos. “Conheço pessoas que tomaram vacina e não detectaram IGG (anticorpos). É uma questão técnica, científica. O desenrolar da CAR trará solução pra tudo, inclusive para livrar a vereadora desse tipo de comentário suspeito”, disse Cícero. A Câmara rejeitou a suspeição de Raquel por 10 votos a 4.
CAR criada
Raquel Spada, Eder Motta, Latinha, Furna Beco da Bola e Alexandre Zóio foram os vereadores designados para a investigação de possíveis casos fura-fila da vacina em Ourinhos. Todos são governistas. A presidência ficou com… Raquel Spada.
Destaques da Pauta
As três proposituras selecionadas como destaques para a 10ª sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, que acontece hoje, são dos vereadores Roberta Stopa (PT), Gil Carvalho e um requerimento conjunto de Guilherme Gonçalves (Podemos) e Cícero Investigador (Republicanos).
- Roberta cobra o cumprimento de lei municipal e transparência nos atos da Prefeitura sobre a vacinação contra o Covid19.
- Gil pede que a Secretaria de Saúde informe com antecedência os remédios que estão em falta na Farmácia Central.
- Cícero e Guilherme querem informações sobre a diminuição de horários oferecidos no transporte coletivo.
Frase da semana
“Vereadora, você sabe o que é abrir mão de cargo comissionado para fazer a vontade de Deus?”, Guilherme Gonçalves para Raquel Spada, na tribuna da Câmara Municipal, sobre independência política.
CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz