Uma postagem feita em uma rede social está polemizando sobre a medição de velocidade feita no radar instalado na rodovia Raposo Tavares (SP 270) próximo ao posto Machado, no sentido de Canitar para Ourinhos. Centenas de pessoas argumentam que o dispositivo indica em seu painel uma velocidade superior à que os veículos e motos passam, e estão sofrendo penalidades injustamente.
___continua após publicidade___
Sonia Moreira diz que nunca tinha levado multa na vida. “No velocímetro da moto marcava 28km/h e o radar mostrou 48km/h. Tomei uma multa sem merecer”.
O motorista Paulo Sérgio disse que sempre passava pelo local a 35km/h, e tomou três multas apontando 48km/h. “Chegaram as multas para a empresa, complicou para mim”. Para comprovar o erro do aparelho, Paulo pediu para um amigo filmar o velocímetro e o painel do radar, enquanto dirigia o ônibus. “Passava a 20km/h e marcava 29km/h, 32km/h. Mostrei a gravação para o patrão mas não teve jeito, perdi meu emprego”, disse o motorista. Um dos vídeos feitos por Paulo Sérgio está disponível nas redes sociais do Jornal Biz no Facebook e Instagram.
Dany Ferreira comentou que transita há anos e com frequência pelo local. No último domingo passou a 32km/h e o radar indicou 52km/h. “Isso é um absurdo, um roubo na cara do povo”.
Vinícius Ramos disse que passou, ontem, quatro vezes no local. “Marcou a velocidade correta, nada de errado. Por mais que o radar indique para passar a 40km/h, nunca passo a 35km/h, e sim a 30km/h”.
João Antonio Vicente Rodrigues passou pelo dispositivo no sábado, e disse que estava normal. Ele diz que sobre a velocidade, existe 7km/h de tolerância. “Para quem já tomou multa, e só olhar no papel, vem marcado a velocidade aferida e a considerada. Por ex: passou a 48km/h no radar de 40km/h, vai descontar 7km/h da tolerância e a multa sera aplicada porque passou a 41km/h”. Essa informação foi confirmada pelo Jornal Biz com um policial militar.
___continua após publicidade___
O autor da postagem, Maikon Henrique, constata que o radar aponta, em média, uma velocidade 12km/h superior à real. “O radar do lado que vai para Canitar está correto, mas o que vem está errado, marca velocidade muito superior”. Maikon entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e soube que não houve registro de reclamação. “É complicado, muita gente está tendo problemas mas ninguém formaliza queixa”.
A reportagem do Jornal Biz esteve no local na manhã de hoje e registrou o painel indicando velocidade superior a 40km/h em quatro ocasiões, a maior a 49km/h.
Segundo o site Notícias Automotivas, o velocímetro deveria ser exato para marcar a velocidade dos veículos, mas isso não ocorre. “O erro do velocímetro se tornou tão comum que até virou norma”. Em muitos carros a discrepância é de 5%, mas na Europa a Comissão Econômica das Nações Unidas determinou que o erro não poderia ser maior que 10% acrescidos de mais 4 km/h”.
Na prática | Se um carro estiver em velocidade real de 90 km/h, o ponteiro analógico ou digital não pode marcar além de 103 km/h. Essa diferença é também utilizada como cálculo para autuação de veículo com excesso de velocidade, na legislação brasileira.
Até 100 km/h é considerada uma margem de erro de 7 km/h. Acima desse limite de velocidade, o cálculo passa a ser de 7%. Então, toda vez que se passa no radar de fiscalização eletrônica, a velocidade indicada no equipamento da via é sempre menor que a indicada no velocímetro.
O Jornal Biz tentou contato com o DER, responsável pelo radar, pelo telefone (11)3311-1400, mas após atendimento eletrônico a ligação ficou muda.
QUER ESTAR SEMPRE BEM INFORMADO? Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz