17 mil pessoas protestam contra corte de árvores em Ipaussu

Um abaixo-assinado criado no site Change.org já reúne mais de 17 mil assinaturas em repúdio ao corte de árvores em Ipaussu. A iniciativa é de Marcos Antonio Filho, morador de Ipaussu e formado em Ciências biológicas pela Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), e tem como objetivo chamar a atenção para o extermínio de árvores sadias no município.

O Change.org é a maior plataforma de abaixo-assinados do mundo.

No dia 26 de fevereiro, postagem de Marcos no Facebook já denunciava o corte das árvores.

O manifesto, endereçado ao Ministério Público, denuncia a ação da Prefeitura que, para construir uma área de lazer em uma zona verde ao lado do lago municipal, está aniquilando diversas árvores sadias. Segundo Marcos, só naquela área foram retiradas oito árvores, entre elas um jatobá e castanha-do-maranhão.

“O jatobá arrancado foi plantado num projeto de conscientização para idosos, anos atrás, e já tinha quase 4 metros de altura”.

“Tiram as árvores e não repõem”, reclama Marcos.

O biólogo, que também é professor do governo do Estado, realiza há mais de 10 anos um projeto voluntário de plantio de árvores na área do lago e contra as queimadas em área urbana.

O número de assinaturas do abaixo-assinado já supera o de habitantes de Ipaussu, 14.766, segundo o IBGE. Às 18h de hoje, 17.664 pessoas já haviam demonstrado apoio.

Marcos diz que apesar da Prefeitura possuir autorização da Cetesb para a retirada das árvores, é necessária uma compensação, que o Executivo não informa onde será feita. “Tiram as árvores, mas não repõem. Se estão plantando outras em compensação, não sabemos onde. O projeto deve ser adaptado à área, e não o contrário. É um absurdo arrancar árvores saudáveis para a construção de um projeto que se chama de área de lazer”.

Placa indica autorização da CETESB.

O Jornal Biz fez contato por telefone e via WhatsApp com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura, mas até o fechamento da reportagem, não houve resposta.

O abaixo assinado está disponível em https://www.change.org/p/prefeitura-de-ipaussu-pare-de-cortar-%C3%A1rvores-sadias-para-construir-%C3%A1rea-de-lazer

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK

Instagram @JornalBiz