| Fala, prefeito! | Anibal Feliciano se anima com último ano de mandato

Fala, prefeito!‘ é uma série de reportagens do Jornal Biz baseada em entrevistas com os prefeitos da região. Foram convidados os governantes de Canitar, Chavantes, Ibirarema, Ipaussu, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Salto Grande e São Pedro do Turvo.

Imagine ver o surgimento de uma cidade e acompanhar seu crescimento sendo gestor  durante cinco mandatos. Esta é a experiência de Aníbal Feliciano, o Anibinha, prefeito de Canitar, o município mais jovem da região.

A longa experiência não tirou o entusiasmo pela administração pública, e Aníbal faz planos para o último ano do mandato: “Estamos numa situação mais equilibrada, sem dívidas e com obras em andamento. Já assinei o convênio para o fechamento da quadra e reforma da praça, o dinheiro deve sair agora no começo do ano. Além disso, têm as 121 casas que serão construídas pelo CDHU. Também estamos concluindo a perfuração de um poço e vamos entregar outro no primeiro semestre de 2020. Recapeamos mais de 50 mil metros de asfalto, ainda faltam 20 mil pra recapear”.

Anibal conversa com morador enquanto acompanha obras de recapeamento em bairro de Canitar.

Até dezembro de 1991 Canitar era distrito de Chavantes. Aníbal foi eleito o vereador mais votado em 1988, com 439 votos, concorrendo por Chavantes. “Entrei para a política e graças a Deus fui muito bem votado“, diz Anibal, que só teve um partido em toda a vida pública: o PTB.

Quem não tem casa própria não tem endereço, está sempre em lugar diferente”, concluiu Anibinha, recordando o primeiro loteamento do qual tomou parte. “Era um sonho, mas em 1989 fizemos o primeiro loteamento em Canitar, o vila Cabete. As casas foram construídas pelo sistema de mutirão. O terreno era barato, menos burocracia, e as pessoas conseguiram construir e não ficar com dívidas”.

___continua após publicidade___

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Em 1992 foi eleito prefeito, depois de participação ativa no processo de emancipação da cidade, em dezembro de 1991. A cidade foi crescendo graças aos loteamentos. As casas foram construídas pelas próprias famílias, que vinham das fazendas, da Usina São Luiz e de Ourinhos em busca do sonho da casa própria.

1º de janeiro de 1993: Anibal toma posse como primeiro prefeito da história de Canitar. Ao lado sua esposa Ediméia e o vice-prefeito Zézinho. | Foto: arquivo pessoal

O crescimento da cidade exigiu planejamento, e em 2006 Canitar apresentou seu Plano Diretor, com previsão de construção de um Distrito Industrial às margens da rodovia Raposo Tavares. A área para implantação do Distrito foi negociada com a família Mofarrej, e todos os terrenos já foram vendidos pela Prefeitura. “Acredito que, com o aquecimento da economia, mais indústrias venham se instalar em Canitar, gerando empregos e renda para o município”, diz o prefeito.

Imagens de satélite de Canitar em 2004 e 2019, via Google Hearth.

Fui criticado pelo crescimento da cidade. Mas se eu não tivesse pensado nisso, Canitar poderia voltar a ser distrito de Chavantes. Há uma proposta do Governo Federal para acabar com os municípios com menos de cinco mil habitantes“, ressalta Anibal, lembrando a PEC do Pacto Federativo apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro no início do mês de novembro.

O nome da cidade gravado no telhado da Prefeitura.

Anibal diz que os projetos para a cidade foram feitos prevendo o futuro, não por acaso. “Sempre pensei na sociedade, na comunidade, e não em mim. A cidade está crescendo, quase 10% da arrecadação é de recursos próprios da Prefeitura”.

___continua após publicidade___

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

Se oferecer emprego para os moradores é um desafio, o abastecimento de água não fica atrás. “Vamos entregar muito em breve um poço artesiano com capacidade de 40 mil litros de água por hora, feito com recursos próprios. Outro poço será oferecido no próximo ano, com dinheiro do Governo do Estado. Esperamos resolver este problema, pois a seca deste ano foi muito severa”.

Novo poço artesiano está em fase final de implantação.

A política mudou muito nesses anos”, avalia o prefeito. “Demais da conta…” Aníbal percebe que atualmente o descontentamento é a tônica. “O povo está descontente com a política em geral. A mídia também colabora, só mostra político preso… todo dia prende um, isso desgasta todo mundo e é muito ruim para quem quer trabalhar honestamente”.

Anibinha não poderá participar da próxima campanha eleitoral, pois já foi reeleito. “Espero que o povo consiga escolher bem o próximo prefeito. Canitar está no trilho certo, a prefeitura está sem dívidas. A população tem que pensar bastante, analisar o comportamento,  a vida do candidato e escolher o melhor preparado”.

Para o último ano, além de concluir os projetos em andamento, o prefeito diz que só tem a agradecer: “Gratidão é a palavra. Agradeço a todos os funcionários pelo esforço, aos companheiros de política e, principalmente, ao povo pela paciência e compreensão quando passamos por dificuldades”.

Fala, prefeito 2019! Jornal Biz

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz