Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube
Texto: Assessoria/Câmara Municipal de Ourinhos
Roberta do Enfrente! quer resposta por escrito sobre mutilação em árvores nas imediações da “Praça da Força e Luz”, conhecida popularmente como “Praça das Corujas”
Após as podas drásticas realizadas nos dias 20 e 21 de junho em árvores na Avenida Horácio Soares, a vereadora Roberta do Enfrente! (PT) apresentou o Requerimento nº1158/23 solicitando informações sobre a ação, principalmente na Praça Adriano José Braz, a “Praça da Força e Luz”.
“Foram 21 árvores que sofreram a poda drástica, retiraram a copa e folhas. Houve uma revolta muito grande da população, pois Ourinhos é uma cidade que há muito tempo vem fazendo supressão de árvores e não há substituição”, ressaltou a vereadora.
Roberta disse que conversou com o Secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria, Santiago de Lucas. “Fui informada que havia excesso de pombos no local e que uma pessoa teria pego a “doença do pombo”, o que não foi confirmado. Perguntei se tinha laudo técnico da Secretaria de Meio Ambiente, não tinha. Perguntei se o CONDEMA estava ciente, não estava”.
A parlamentar ressaltou que quando um munícipe faz pode drástica, recebe multa de R$600. “E agora, quem vai pagar a multa? É uma situação muito complica de desrespeito ao meio ambiente. Se a justificativa são os pombos, pra onde eles vão? Vão tirar as próximas árvores também? Não tem justificativa plausível, não tem laudo técnico”.
Roberta elencou algumas perguntas que apresentou no Requerimento. “Como será feita pela Secretaria de Serviços Urbanos o monitoramento e a avaliação dos pombos? Se realmente existe a doença do fungo do pombo, por que os servidores que fizeram as podas não estavam com EPIs? Por que fazer essa supressão sem comunicar a Secretaria do Meio Ambiente?”.
Por fim, a vereadora ressaltou que vários técnicos mencionaram o risco que a árvore sofre com a poda drástica. “É triste, chocante ver o que aconteceu. Existem várias legislações federais, estaduais e municipais que proíbem esse tipo de poda drástica. O que vai acontecer? Vão tirar todas as árvores de Ourinhos?”.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz