Justiça determina busca e apreensão de material irregular de pré-campanha na casa de Caio Lima

O pré-candidato Caio Lima e o prefeito Lucas Pocay. | Imagens: Reprodução redes sociais

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas / Jornal Biz

Prefeito Lucas Pocay e Caio Lima são acusados de distribuir milhares de panfletos ilegais em Ourinhos

A Justiça Eleitoral de Ourinhos determinou nesta segunda-feira (15) a busca e apreensão de panfletos ilegais de Caio Lima, que é pré-candidato a prefeito pelo PSD. A Juíza Dra. Raquel Grellet Pereira acatou petição do Partido Republicanos, que apresentou a denúncia com farta argumentação e fotos.

De acordo com a acusação, aproximadamente 40 mil panfletos de propaganda de Caio Lima e Lucas Pocay foram espalhados por toda a cidade sem conter informações obrigatórias como o CNPJ ou CPF do responsável pela confecção e a tiragem, uma clara violação da legislação eleitoral. O Republicanos esclareceu que essa distribuição massiva desrespeita as normas vigentes, configura abuso de poder econômico e pode influenciar de maneira indevida o processo eleitoral.

Em resposta à grave acusação, a juíza eleitoral Dra. Raquel Grellet Pereira, da 082ª Zona Eleitoral de Ourinhos, emitiu um mandado de busca, apreensão e notificação. A ordem determina que qualquer Oficial de Justiça da jurisdição realize a constatação, busca e apreensão do material de pré-campanha de Caio Cesar de Almeida Lima, especificando o endereço residencial do ex-secretário de governo de Lucas Pocay, no Jardim Bandeirantes. Eles tem 48 horas para apresentarem defesa à Justiça.

Esta é a terceira penalidade imposta a candidatos ligados ao grupo político de Lucas Pocay e Caio Lima. Anteriormente, dois pré-candidatos a vereador – Robson Sanches e Donay Neto -, ambos ex-secretários municipais da atual gestão, já receberam “puxões de orelhas” da Justiça Eleitoral, além de multa em dinheiro. Caio Lima também figura na ação imposta a Donay Neto, ex-secretário de saúde de Pocay.

O desrespeito às leis eleitorais, ainda na fase de pré-campanha, evidencia a total falta de compromentimento desses pré-candidatos com a Democracia e a lisura no processo eleitoral. As reações enérgicas da Justiça, porém, indicam que eles não terão vida fácil enquanto agirem à margem da lei.

LEIA TAMBÉM:

Justiça Eleitoral pune Caio Lima, Donay Neto e Robson Sanches por propaganda antecipada e irregular

Eleições 2024: Vices têm potencial para protagonismo nas eleições ourinhenses

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube