Ponte Pênsil de Chavantes tem 40 metros de sua estrutura de madeira danificado pelo fogo

Foto: redes sociais

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz

Ponte foi construída para escoar a produção de café para o Porto de Santos, nos anos 1920

O sábado amanheceu triste para toda a região, com o incêndio que destruiu parte da ponte pênsil Alves Lima em Chavantes, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná.

Em novembro de 2019, o Jornal Biz publicou reportagem sobre o baixo nível do rio Paranapanema.

Numa região com muitas paisagens bonitas, mas poucas com estrutura, ir à ponte era passeio de muitas famílias no final de semana. Apesar da sua importância história e turística, a ponte histórica, localizada às margens do rio Paranapanema,  possuía falta de estrutura adequada para receber bem as pessoas que utilizavam o lugar para lazer. Não há uma única lixeira instalada por ali, e é comum os visitantes deixarem rastros de lixo nos arredores.

___continua após publicidade___

Anuncie no Biz (14)99888-6911

O incêndio que consumiu um terço de toda a estrutura teve início no final da tarde de sexta, e os bombeiros atenderam aos chamados da população. Porém, até a manhã  de hoje, sábado, ainda era possível ver focos do incêndio no local. Possivelmente foi um ato criminoso, e o fogo foi alimentado por algum tipo de combustível colocado na madeira.

A ponte sobre o rio Paranapanema tem 164 m e é tombada pelos estados do Paraná e São Paulo.

Em primeiro plano a ponte pênsil, e ao fundo a ponte de concreto. | Imagem: TV Tem

Esta é a quarta vez que a ponte inaugurada nos anos 1920 como corredor para o escoamento da safra de café do Paraná para o Porto de Santos é destruída. A primeira vez aconteceu em 1924, durante a Revolução Paulista, também em um incêndio. A segunda foi por dinamite, na revolução de 1932, no confronto entre gaúchos e paulistas. O governo paulista cuidou de sua reconstrução.

Em junho de 1983, após grande enchente, a ponte foi novamente danificada, sendo recuperada dois anos depois. Uma nova ponte de cimento foi construída paralela à ponte pênsil, que foi considerada patrimônio histórico em 1985 pelo estado de São Paulo. No ano de 2001 o estado do Paraná também reconheceu o local como patrimônio histórico. Em 2010, com a parte de madeira bastante avariada, os governos dos dois estados fizeram a reforma de toda a estrutura, num total de R$2 milhões investidos

A polícia investiga o caso, mas ainda não divulgou se chegou ao nome do criminoso pelo incêndio.

Fotos: redes sociais

O fato repercutiu em diversos órgãos de imprensa no país, e nas redes sociais, e as pessoas se perguntam, perplexas, qual motivo que pode ter levado alguém a destruir um lugar que é utilizado gratuitamente para o lazer das famílias, com grande importância por sua beleza arquitetônica e importância histórica. Talvez seja necessário que as novas gerações conheçam melhor a história da região, para reconhecer seu valor simbólico na construção de nossa identidade e protegê-los.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz