Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube
da Redação | Jornal Biz
Arthur Ruiz, criança superdotada, identifica asteroide em órbita de Marte e sonha com carreira na astrofísica
O menino Arthur Ruiz, de apenas sete anos, surpreendeu a comunidade científica ao identificar um asteroide na órbita de Marte enquanto participava do International Astronomical Search Collaboration (IASC), um programa de busca por asteroides da NASA. Classificado como Objeto Próximo à Terra (NEO), o asteroide 2024 JB 29 possui entre 40 e 100 metros de diâmetro e órbita o Sol a cada dois anos. Embora não represente uma ameaça imediata, em milhões de anos poderia colidir com a Terra.
Membro de um grupo de crianças superdotadas, Arthur é de Ourinhos, e demonstrou habilidades notáveis desde muito cedo. Aos três anos, já escrevia e resolvia cálculos matemáticos simples. Com o diagnóstico de superdotação profunda e um QI de 150, ele integra sociedades de alto QI, como a Associação Mensa Brasil e a Intertel. Adiante dois anos no currículo escolar, Arthur estuda em uma escola de Ourinhos que se preparou para atender às suas necessidades cognitivas avançadas.
O apoio familiar foi fundamental para o desenvolvimento de Arthur, que desde os dois anos mostra interesse pelo universo e sonha em se tornar astrofísico. Agora, ele tem a oportunidade de batizar o asteroide descoberto, uma conquista reconhecida pela União Astronômica Internacional (UAI) e pela própria NASA. Questionado sobre qual nome vai dar à rocha, o menino não titubeou: Arthur Ruiz, o nome de quem descobriu o asteroide.
“A família compreende a intensidade no comportamento e interesses diferentes de Arthur, agindo com paciência, compreensão e muito amor. Aliado a isso, tentamos proporcionar tudo o que está ao alcance em relação à educação”, declarou Renata, mãe de Arthur, em reportagem ao site G1.
Confira abaixo reportagem produzida pela TV Cultura: