Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter
por Bernardo Fellipe Seixas
Desde dezembro passado, Ourinhos vive o pico da pandemia do novo coronavírus, com recordes de testes positivos dia após dia e crescimento assustador nos óbitos. Só neste ano já são 1.066 casos confirmados e 15 mortes. A taxa de lotação das UTI’s se mantém em 90% ou 100% desde 29 de novembro de 2020.
___continua após publicidade___
Para piorar a situação, desde a última sexta-feira (22) a gestão do prefeito Lucas Pocay (PSD) passou a esconder o número de pessoas com vírus ativo e em monitoramento na cidade. Na última divulgação, dia 21, eram 369 moradores nessa situação. Desde então, 91 novos testes positivos foram registrados. Não há informação sobre os recuperados ou ‘curados’.
Pessoa com vírus ativo é aquela com alta carga viral e capacidade de transmitir o vírus, e que deveria ser monitorada por uma equipe de saúde. A maioria dos estudos publicados atualmente mostra que um indivíduo é capaz de transmitir o vírus a outras pessoas entre 7 a 10 dias a partir do aparecimento dos sintomas. No entanto, um estudo italiano publicado no Brithe Medical Journal, em setembro passado, mostra que existe a possibilidade de o Covid19 permanecer no corpo por um período de até 30 dias.
Ao sonegar informação para a população, a Prefeitura de Ourinhos mostra, mais uma vez, total falta de transparência em seus atos e de comprometimento com a população. Afinal, por quê o governo de Lucas Pocay quer ocultar uma informação tão importante para a população?
Até o fechamento desta matéria, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura não havia respondido ao questionamento do Jornal Biz sobre o caso.
CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz