O atual ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou nesta quinta-feira, 13, que é necessário adotar biometria em todas as unidades de saúde do Brasil para obrigar médicos a cumprir seu contrato com o poder público. “Vamos parar de fingir que pagamos o médico e o médico tem que parar de fingir que trabalha”.
Segundo o ministro, muitos profissionais não cumprem a carga horária exigida e deixam os pacientes sem atendimento.
50% dos médicos que trabalham em municípios com biometria pedem demissão depois de serem flagrados fazendo menos horas que o contratado.
Além da conferência de presença, o ministro defendeu que sejam estabelecidas metas de desempenho para a atividade dos médicos, como o tempo mínimo para uma consulta. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 15 minutos para o atendimento, mas de acordo com Ricardo, essa média não é cumprida.
Ricardo adiantou que o governo já está em processo de credenciamento de empresas para fazer o serviço e o custo da implantação da biometria será dividido entre União e municípios. A previsão inicial é de que o controle comece a ser colocado em prática já em 2018.
Com informações da Folha de São Paulo e BOL Notícias.
Medicina e patologias são coisas muito complexas, a anos trabalho na área
e sempre penso que é fantástico o corpo humano. Gostei muito do assunto
e busco muitas informações na internet sobre patologias de diversas áreas
embora eu seja especializado em pediatria.Parabéns pelo site, um abraço 😉