Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube
por Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz
Há 20 anos, quando foi eleito presidente no 2º turno, Lula conquistou quase 27 mil votos em Ourinhos
Os resultados das eleições presidenciais no primeiro turno trouxeram um misto de emoções aos apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Ourinhos. Mesmo vencendo na totalização dos votos em território nacional, Lula foi derrotado na cidade e na somatória dos 645 municípios paulistas.
No entanto, os quase 21 mil votos dados ao ex-presidente no 1º turno, em Ourinhos, sinalizam que a votação no próximo domingo pode alcançar e até ultrapassar sua melhor marca, atingida em 2002, quando conquistou 26.762 votos.
O empresário, escritor e ativista político Mário Ferreira analisa que o atual presidente Jair Bolsonaro já alcançou votação próxima do teto (máximo), e que a maioria dos votos de candidatos como Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), terceiro e quarto colocados no 1º turno, respectivamente, devem migrar para o petista. “Acredito que é possível atingir até 45% dos votos válidos aqui, o que representaria uma marca próxima da melhor já obtida pelo Lula”, diz Mário. “Na campanha, estamos relembrando para a população alguns feitos das gestões do PT para Ourinhos, como a construção da UPA, as creches da Cohab e do Recanto dos Pássaros, o CÉU, as obras do PAC e 3.100 residências pelo programa Minha Casa Minha Vida. Parte da população não se lembrava mais, e isso ‘vira voto’ quando pedimos que compare com a atual gestão”, informa Mário, que critica: “O governo Bolsonaro não fez uma obra em Ourinhos”.
O Jornal Biz também conversou com uma dos coordenadoras da campanha de Lula. Sob sigilo de fonte, Raquel, nome fictício de uma professora universitária, tem ciência da dificuldade de superar Jair Bolsonaro nas urnas, mas crê em uma votação surpreendente. “Os resultados das eleições anteriores mostram o apreço do eleitor de Ourinhos a candidato com discurso mais conservador. São raras as exceções onde progressistas tenham liderado as votações”, disse, sem deixar o otimismo de lado. “Os dois candidatos tem votos consolidados, mas pelos números do primeiro turno, e principalmente pelo sentimento que temos nas ruas, conversando com as pessoas, vejo a possibilidade do Lula crescer acima de 10%”.
Para ultrapassar a votação alcançada no 2º turno de 2002 em Ourinhos – 26.762 votos -, quando foi eleito presidente, Lula precisa quase empatar em votos válidos com Bolsonaro no próximo domingo. Com base nos dados do primeiro turno, se Lula se aproximar de 50% dos votos válidos, vai ultrapassa 29 mil votos.
HISTÓRICO NAS URNAS DE OURINHOS
Após 16 anos, os ourinhenses reencontraram Lula nas urnas no início desse mês. A última vez havia sido no 2º turno das eleições de 2006, quando o petista foi reeleito vencendo Geraldo Alckmin, à época seu adversário e filiado ao PSDB. Naquela ocasião, Alckmin obteve 30.872 votos, e Lula 23.212 votos. Hoje, o ex-governador Geraldo Alckmin é vice na chapa de Lula.
A cronologia de Lula nas urnas de Ourinhos é cheia de percalços, sendo vitoriosa apenas nas eleições de 2002, quando se elegeu presidente.
Na primeira vez em que foi candidato, em 1989, Lula recebeu só 9% dos votos válidos de Ourinhos, ficando na quarta colocação no primeiro turno. Ele ficou atrás de Fernando Collor (35,5%), Paulo Maluf (26,1%) e Mário Covas (17,5%). No segundo turno Collor teve 23.320 votos (65,51%) e Lula 12.294 votos (34.5%).
Em 1994 e 1998, Lula enfrentou Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, e perdeu no primeiro turno em ambas ocasiões.
Em 1994 Lula veio a Ourinhos fazer campanha pela primeira vez. Num palco improvisado montado na rua Antônio Carlos Mori, em frente à antiga Casa Alberto, Lula falou para centenas de pessoas num final de tarde de muito calor.
No ano do tetracampeonato mundial de futebol, FHC teve 58,06% dos votos válidos, contra 15,53% de Lula. Em 1998 o tucano venceu com 67,6% dos votos, e Lula teve 24,29%.
VITÓRIA – Quando foi eleito presidente, em 2002, Lula venceu José Serra nos dois turnos: 48% a 31% no 1º turno, e 55% a 44% no 2º turno. Seu recorde de votos nas urnas ourinhenses é desse pleito, quando conquistou 26.762 eleitores no 2º turno.
Já em 2006, apesar de alcançar a reeleição, foi derrotado por Geraldo Alckmin nos dois turnos de disputa. O ex-governador de São Paulo teve 61% e Lula 30% no primeiro turno, e na decisão o placar foi 57% a 42%.
No último dia 2, primeiro turno das eleições 2022, Lula recebeu 20.772 votos (35,72%), ficando atrás de Jair Bolsonaro, que totalizou 32.696 votos (56%) nas urnas de Ourinhos.
ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.