Lucas Pocay tem 605 cargos de comissão e FG’s à disposição, diz documento do bloco de oposição

Deputado Capitão Augusto fez a leitura de "Manifesto" em vídeo transmitido pela TV San. | Foto: divulgação

Um documento assinado por nove partidos políticos e o deputado federal Capitão Augusto (PL), intitulado de “Manifesto pelo desenvolvimento e combate à corrupção em Ourinhos”, aponta que o prefeito Lucas Pocay (PSD) tem à sua disposição 605 cargos em comissão e funções gratificadas (FG) na estrutura da Prefeitura, Superintendência de Água e Esgoto (SAE), Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município (IPMO) e Centro Esportivo.

___continua após publicidade___

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Cargos comissionados são empregos públicos com livre nomeação. As funções gratificadas (FG) são bônus em dinheiro acrescidos aos salários de funcionários concursados, também escolhidos exclusivamente pelo prefeito.

Trecho do documento. Confira na íntegra no final desta matéria.

O documento foi divulgado na manhã de ontem, em reunião realizada no escritório do deputado em Ourinhos, e tem a assinatura dos presidentes de partidos políticos: Mário Mercante de Souza (Republicanos), André Mello (PTB), Gregório Neto (PSL), Gerson Gonçalves da Silva (Podemos), Gérson Correira Leite (PL), Edvaldo Lúcio Abel, Vadinho (PSDB), José Roberto da Silva (PRTB), Robson Sanchez (Patriota) e Valmir Antunes Alves (Solidariedade). O vereador Cícero Investigador (Republicanos), que integrou a base governista desde o início do mandato, também participou do encontro. Seu companheiro de partido, Alexandre Zóio, não esteve na reunião, aumentando os rumores de que pode estar se alinhando, novamente, com o prefeito Pocay. O vereador Flávio Luis Ambrozim (PL), Flavinho, também esteve no local.

O número impressionante de cargos de confiança à disposição do prefeito causou surpresa e indignação em moradores e comerciantes. “Diziam que na época do Toshio (ex-prefeito) eram 300 cargos, e a gente já achava absurdo. Quando ouvi que eram 605 até pensei que era piada, mas não é”, disse o comerciante Fernando Dias Lima.  Uma professora da rede pública municipal, que pediu para não ser identificada, disse que esse número é inflado pela secretaria de Educação. “Antes do atual prefeito tínhamos eleição para diretores de escola, e agora é tudo indicação política. A secretaria de Educação trabalha com a política em primeiro lugar: quem não reza a cartilha do secretário sofre perseguição”, disse a professora, que leciona na cidade há 9 anos e tem 21 anos de experiência na área.

___continua após publicidade___

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Se o número de “cargos” assusta, é preciso lembrar que poderia ser maior ainda se o Ministério Público (MP) não tivesse exigido a extinção da Secretaria de Assuntos Jurídicos com toda a estrutura de cargos. Além do excesso de cargos, o Prefeito criou a função de Secretário Adjunto, com salário apenas 30% menor do que o titular (R$8.934,00) da pasta. Observando o panorama de cargos na estrutura administrativa, pode-se concluir que a Prefeitura de Ourinhos não tem problemas financeiros. A ação do MP causou o bloqueio judicial de bens no valor de até R$413.678,00 do prefeito Pocay.

___continua após publicidade___

O Jornal Biz indagou à secretaria de comunicação da prefeitura sobre os 605 cargos de confiança, mas não obteve resposta. Também questionamos um assessor presente no encontro sobre como estariam distribuídos esses cargos e FG’s na administração pública. Ele não soube nos responder de imediato, mas se comprometeu a passar a informação.

Confira abaixo o documento na íntegra.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz