Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube
por Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz
O feriado de 12 de outubro foi instituído em junho de 1980
Há exatos 27 anos uma cena exibida pela TV Record causou uma imensa revolta no país. No dia 12 de outubro de 1995, durante um programa exibido pela emissora paulista, o bispo Sérgio Von Helder, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida dizendo que a mesma era utilizada apenas para retirar dinheiro dos católicos. Diante da repercussão negativa, a direção da igreja transferiu Von Helder para os Estados Unidos e depois para países da América Central.
Mas qual é a história da imagem negra de Nossa Senhora encontrada por pescadores em 1717 nas águas do rio Paraíba do Sul, no interior do estado de São Paulo, que mais tarde receberia o título de Padroeira do Brasil?
Naquele ano, durante um dia normal de pesca, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia se surpreenderam quando surgiu na rede o corpo da imagem. A cabeça da santa teria sido “pescada” quando os três lançaram novamente a rede. O primeiro milagre da santa, que foi batizada de Aparecida devido a aparição no rio, teria acontecido já naquele momento, quando o barco se encheu de peixes para a surpresa dos pescadores.
Em 1745 a imagem foi transferida para uma capela e tornou-se um local de peregrinação. Em 1928, dois séculos depois do episódio da pescaria, foi criado no local o município de Aparecida. Desde então, milhares de católicos se deslocam até a cidade para demonstrar sua fé e como sinal de agradecimento por um milagre obtido. O feriado de 12 de outubro, conhecido como o Dia de Nossa Senhora Aparecida, foi instituído em junho de 1980.
Embora a imagem tenha um significado especial para a população negra do país, pesquisadores afirmam que seu tom enegrecido seria resultado do tempo que ficou submersa nas águas do rio. Produzida em terracota, com 23 cm e cerca de 2,5 quilos, a imagem da santa encontra-se exposta no Santuário Nacional de Aparecida.
Mesmo com o crescimento das igrejas evangélicas no país, pesquisa realizada em 2020 pelo Datafolha e publicada no jornal Folha de São Paulo, revelou que 50% da população brasileira ainda se declara católica.
DIA DAS CRIANÇAS – No Brasil, a data surgiu por força de lei. Foi criada em 1924, a partir de uma proposta do deputado Galdino do Valle Filho, e oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes, que governou o Brasil entre 1922 e 1926. Por quase quatro décadas, entretanto, a data passou meio desapercebida, como tantas outras comemorações propostas pelo Legislativo.
A situação mudou a partir de 1960, quando a empresa Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção “Semana do Bebê Robusto”, aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso. Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada nos anos seguintes de “Semana da Criança”, se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro. (Fonte: Novaescola.org)
ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.