Cura do câncer de próstata chega a 90% quando diagnosticado precocemente

Imagem: Getty

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter




Cálculo é que haja 65.840 novos casos da doença no Brasil neste ano

Quando se trata de câncer, o momento do diagnóstico e do início do tratamento é fundamental. Quanto mais cedo, maior é a chance de cura. Se descoberto nas fases iniciais, a possibilidade de recuperação de um tumor maligno na próstata chega a 90%. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) calcula 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2021. Porém, muitos podem nem ter sido diagnosticados. Por isso, todos os anos a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), urologistas país afora, órgãos de saúde públicos e privados se envolvem no movimento Novembro Azul para esclarecer sobre a doença e conscientizar os homens a cuidarem da saúde.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

E cuidar da saúde do homem é fazer exames preventivos anualmente, principalmente para verificar se está tudo bem com a próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. O médico urologista Antônio de Moraes Júnior  explica que são necessários dois exames. Um laboratorial (dosagem de PSA) e um físico, que é o toque retal. Esses são exames que todo homem acima de 50 anos deve fazer anualmente. Se pertencer a algum grupo de risco (com histórico de câncer de próstata na família, seja obeso ou afrodescendente), a indicação médica é começar a fazer essa avaliação anual a partir dos 45 anos, frisa Moraes Júnior.

Se pertencer a algum grupo de risco, a indicação é começar a fazer os exames anualmente a partir dos 45 anos, diz Dr. Antônio.

Nestes exames, caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada ultrassonografia e uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar o tamanho do câncer e a presença ou não de metástases. Somente então o médico definirá o tratamento indicado.

Clique e veja as ofertas do Bizness

Alexandre Gomes, diretor de Oncologia do Sistema Hapvida, frisa que nem todos os casos de câncer de próstata exigem cirurgia para retirada da glândula. O tratamento depende do estágio da doença. “Se estiver confinado à próstata, a indicação é cirurgia de retirada da glândula ou radioterapia. Se estiver mais avançado, além de radioterapia e/ou cirurgia para retirada da próstata, faz-se terapia hormonal para diminuir a testosterona. Isso porque o hormônio masculino alimenta as células neoplásicas do tumor da próstata”, esclarece.

Arte: UOL

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz