Quem são os candidatos a prefeito de Ourinhos nas eleições de 2024

Fotos: Reprodução redes sociais

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



Da Redação

Toninho do PT, Caio Lima, Guilherme Gonçalves e Mário Ferreira tiveram suas candidaturas oficializadas em convenções partidárias

Os eleitores ourinhenses terão quatro opções de voto para prefeito nas eleições de 6 de outubro. Guilherme Gonçalves (Podemos), Caio Lima (PSD), Mário Ferreira (Rede) e Toninho (PT) tiveram seus nomes aprovados em convenções partidárias realizadas nas últimas duas semanas. O prazo para confirmação das candidaturas começou em 20 de julho e termina hoje (5).

Três candidatos escolheram a Câmara Municipal como palco para suas reuniões. O primeiro a ter seu nome confirmado na disputa foi o vereador Guilherme Gonçalves, em 20 de julho. No dia seguinte, o empresário Mário Ferreira teve sua candidatura aprovada. No último sábado (3), Toninho do PT confirmou sua disposição a concorrer também em evento na sede do legislativo. O ex-vereador Caio Lima realizou sua convenção no dia 27 de julho, em uma casa de shows.

O número de candidatos disputando a prefeitura será o dobro do último pleito, em 2020, quando o prefeito Lucas Pocay (PSD) se reelegeu vencendo Robson Sanches, na época filiado ao Patriotas. Espera-se mais de 220 candidatos a vereador.

 

ESPECTROS POLÍTICOS

Com as composições partidárias definidas para as eleições ourinhenses, podemos dizer que a disputa pela Prefeitura terá dois candidatos de centro-direita (Caio e Guilherme), e dois de centro-esquerda (Mário e Toninho). Em breve, o Jornal Biz publicará conteúdo detalhado sobre este cenário.

Conheça os quatro candidatos a prefeito de Ourinhos nas eleições de 2024

A ordem de apresentação dos candidatos foi definida conforme a data de oficialização de suas candidaturas em Convenções Partidárias.

A Coligação Amor e Respeito por Ourinhos confirmou a candidatura de Guilherme Gonçalves à prefeitura no dia 20 de julho.

GUILHERME ANDREW GONÇALVES DA SILVA (PODEMOS – 20)

O vereador Guilherme Gonçalves terá a maior frente partidária nas eleições. A “Coligação Amor e Respeito por Ourinhos” é formada por oito partidos: Podemos, PDT, PP, PL, PRD, União Brasil, Republicanos e Novo.

Guilherme, de 32 anos, foi criado na zona leste de Ourinhos, no CDHU e na Vila Brasil, onde reside atualmente. Filho de um trabalhador autônomo e de uma massoterapeuta, destacou-se em Olimpíadas de Matemática e campeonatos de xadrez durante o período escolar. Aos 16 anos se tornou trabalhador rural, e aos 18 foi aprovado em concurso público da Superintendência de Água e Esgoto (SAE). Foi atuando como gari, limpando as ruas de Ourinhos, e em seguida como coletor de lixo, que Guilherme observou a enorme disparidade social em Ourinhos, e decidiu participar da política. Após passar em dois vestibulares na FATEC, optou pelo curso de Gestão Pública em uma faculdade privada, onde concluiu o ensino superior.

Entrou para a política em 2020, elegendo-se vereador com 1.151 votos pelo Podemos. Em 2022, foi candidato a deputado estadual, recebendo 20.997 votos em Ourinhos e totalizando 38.115 votos em todo o estado de São Paulo. Embora não tenha sido eleito, ficou como primeiro suplente de deputado, consolidando-se como a maior liderança popular ourinhense.

Como vereador, Guilherme se mostrou um crítico da falta de transparência da atual gestão, da falta de investimentos efetivos na área da saúde e da desvalorização dos servidores públicos. Enfrentou e venceu processos no conselho de ética, e atualmente conta com o apoio de quatro parlamentares que, anteriormente, eram da base governista.

O vice de Guilherme será o advogado e ex-vereador Alexandre Zóio (PL). Clique aqui para saber mais sobre ele.

Nome de Mário Ferreira foi aprovado em Convenção realizada no dia 21 de julho. | Foto: Luiz Carlos Seixas

MÁRIO FERREIRA (REDE SUSTENTABILIDADE – 18)

O empresário Mário Ferreira vai disputar a prefeitura com o apoio da “Coligação Amor por Ourinhos”, formada pela Rede Sustentabilidade e pelo PSOL, dois tradicionais partidos progressistas do Brasil.

Nascido na zona rural de Jacarezinho, Mário é biólogo, farmacêutico bioquímico, ambientalista e escritor. Militou contra a Ditadura e a favor da Democracia nas décadas de 1970 e 1980. No início dos anos 2000, foi secretário de Saúde em Bernardino de Campos.

Aos 71 anos, Mário Ferreira possui MBA em Gestão Empresarial e é diretor-proprietário do Laboratório Santa Paula, com unidades em Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo e Manduri.

Entrou definitivamente para a política em 2016, ficando em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Ourinhos, concorrendo pelo PT. Nos últimos anos, usando as redes sociais, se notabilizou como comentarista político, criticando as terceirizações na gestão do prefeito Lucas Pocay, e sendo um dos principais nomes contra a concessão da SAE.

Sua vice será a professora Ana Paula Temistocles (PSOL). Clique aqui para saber mais sobre ela.

PSD oficializou candidatura de Caio Lima à prefeitura em evento realizado em casa de shows no dia 27 de julho. | Foto: Laperuta/Passando a régua

CAIO CÉSAR DE ALMEIDA LIMA (PSD – 55)

O ex-vereador Caio Lima, de 37 anos, foi o escolhido do atual prefeito Lucas Pocay para dar continuidade à sua gestão. A “Coligação para Ourinhos continuar avançando” é constituída pelo PSD, MDB, PSB e a Federação PSDB/Cidadania. Sua candidatura foi confirmada pelo seu partido, o PSD, no dia 27 de julho.

Na infância, formou uma conhecida dupla sertaneja com seu irmão, Carlos, apresentando-se em programas de rádio e TV. Desde a adolescência militou no Movimento da Renovação Carismática Católica.

Formado em Direito, Caio foi vereador de 2017 a 2020, mas não conseguiu a reeleição. No atual mandato de Lucas Pocay, atuou no comando de três secretarias: Inclusão, Saúde e Governo. Desde sua entrada na política, Caio já passou por cinco partidos: PSDB, PSC, DEM, União Brasil e PSD.

No ramo empresarial, é um dos proprietários do Grupo Uniclan, especializado em planos de intermediação de saúde e serviços funerários.

Seu companheiro de chapa será o médico Dr. Ferreirinha (MDB), que já foi vice-prefeito entre 2017 e 2020, com Lucas Pocay. Clique aqui para saber mais sobre ele.

A Federação PT-PV oficializou a candidatura de Toninho do PT em Convenção no último dia 3. | Foto: Divulgação

ANTÔNIO AMARAL JUNIOR, TONINHO (PT – 13)

O ex-vereador Antônio Amaral Junior, o popular Toninho do PT, contará com o apoio da Federação PT-PV, que juntos formam a “Coligação Ourinhos da Esperança”.

Nascido em Santa Mariana, no Paraná, Antônio Amaral Junior tem 63 anos de idade, e possui uma longa trajetória política em Ourinhos. Na década de 1980, foi militante do Movimento Diretas Já, contra a Ditadura e a favor da Democracia.

Dentre os quatro candidatos, Toninho é quem mais vivenciou experiências eleitorais. Foi candidato a vereador em 1988, 1992, 1996, 2000, 2004 e 2008, tentou a prefeitura em 2012 e candidatou-se a deputado estadual em 1994, 2006, 2010 e 2014. Foi vereador por três mandatos e chegou à presidência da Câmara. Em 2012, ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura.

Além do histórico de eleições, Toninho do PT tem longa trajetória de participação em assessorias de diversos deputados estaduais e federais do PT, e conhece o presidente Luiz Inácio Lula da Silva há quase 40 anos.

Sua companheira de chapa será a professora Marilda. Clique aqui para saber mais sobre ela.

  • Clique aqui para ler mais sobre política de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube