Campanha para Walter Breves lota o Banco de Sangue

Fotos: internet

A campanha feita nas redes sociais para conseguir doadores de sangue para Walter Breves superou as expectativas. Walter é vocalista da Banda Estado Civil e está internado na Santa Casa de Ourinhos.

A banda Estado Civil, em foto no dia 7 de agosto. | Foto: Arquivo pessoa Pedro Ferraz

A campanha, endereçada “aos amigos sangue bom” conseguiu aumentar o estoque do Banco de Sangue de Ourinhos, que em média recebe 20 doadores por dia. Perto de 60 pessoas atenderam ao chamado. O local atende cerca de 568 mil habitantes de 31 municípios da região.

Seguindo Adriana Gasparotto, enfermeira e Gerente de processos do Banco de Sangue, o ideal é que apareçam doadores durante todo o ano. Ela explicou que algumas substâncias do sangue têm poucos dias de validade, por isso há necessidade de haver doadores contínuos. “Na época do inverno diminuem os doadores, muitas vezes por haver incidência de gripes ou problemas respiratórios”.

“No final do ano também é complicado, as pessoas viajam, se envolvem com as festas e o estoque do Banco de Sangue diminui. Campanhas como a que foi feita para o Walter ajuda muito, mas temos pacientes anônimos precisando de sangue todos os dias”.

Para doar sangue é necessário ter idade entre 18 e 67 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não ter anemia e estar alimentado.  Homens podem doar até 4 vezes por ano, observando espaço mínimo de 2 meses entre as doações.  Mulheres não podem doar mais do que 3 vezes ao ano, observando espaço de 3 meses.

Não podem doar sangue pessoas que estejam com gripe ou outras doenças infecciosas; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; quem recebeu transfusão de sangue no mínimo há 2 anos, teve hepatite B ou C ou doença de Chagas; pessoas hipertensas; com diabetes; hipertireoidismo ou que tenham sido submetidas a cirurgia de grande porte nos últimos 6 meses. Também não podem doar sangue pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmitidas sexualmente ou através do sangue, como HIV, hepatites, sífilis, uso de drogas ou promiscuidade sexual.

SERVIÇO
Banco de Sangue de Ourinhos
Rua Joaquim de Azevedo, 770 – Fone (14)3302-2245
Segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30.

Curta a página do Jornal Biz no Facebook