Política, bastidores, opinião. Fique bem informado com a Canetada da semana do Jornal Biz.
CANETADA 20.8.18
100% Sem Transparência
Vadinho (PSDB) reitera, formalmente, pedido que fez em fevereiro para a Prefeitura enviar os estudos técnicos que embasaram os aumentos de IPTU, das tarifas de água, esgoto e lixo, da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) e do ISSQN (Imposto sobre Serviços). Ao não responder às duvidas dos vereadores dentro do prazo regimental, que é de 15 dias úteis, a Prefeitura mostra que não respeita a Câmara e não quer informar aos ourinhenses sobre decisões que prejudicam principalmente os mais pobres.
Motofest I
Sargento Sérgio (PRB) está se antecipando a um problema recorrente durante a realização do Motofest, que é o excesso de barulho que incomoda milhares de pessoas que moram próximo ao recinto da Fapi. O vereador quer uma reunião entre vereadores e representantes da Prefeitura e Reinaldo Guaiquer, o Pica-Pau, realizador do evento.
Motofest II
Alexandre Zóio (PRB) também está preocupado com o barulho que acontece durante o Motofest, e quer medidas para proteger também os animais que ficam no recinto. Ele cita o pedido da Associação Hípica de Ourinhos onde requer o cumprimento de uma lei federal quanto ao limite de barulho no evento, 85 decibéis, e medidas para proteger e isolar os animais.
Congresso em foco
O deputado Capitão Augusto (PR/SP) ficou em 5º lugar na eleição dos melhores deputados, por voto popular na internet, realizada pelo site Congresso em Foco, do UOL. Um dado curioso é que dos cinco mais bem avaliados quatro são ex-policiais. Na votação realizada entre jornalistas do meio político, o parlamentar ourinhense não foi mencionado, e o primeiro colocado foi Ivan Valente, do Psol do Rio de Janeiro.
___continua após publicidade___
Cultura
Após rescindir o contrato com a Cooperativa que contratava professores para as escolas municipais de música e dança, a Prefeitura anunciou uma Associação de Chavantes para fazer o serviço. Ao preterir as entidades da cidade que durante anos prestaram serviços ao município, o prefeito Lucas Pocay (PSD) dá mais uma demonstração que prefere contar com pessoas ou entidades de outras cidades. É só observar a sua equipe de trabalho, formada por muitas pessoas alheias ao cotidiano ourinhense.
Solução caseira #sqn (só que não)
Os ourinhenses terão um recorde de opções “caseiras” para votar nas eleições de 7 de outubro. São sete candidatos: três a deputado federal e quatro a deputado estadual. Enquanto isso o prefeito Lucas Pocay se empenha nas reeleições de Walter Ihoshi (PSD), de São Paulo, e Ricardo Madalena (PR), de Santa Cruz do Rio Pardo.
Eleições 2018 no Jornal Biz
O Jornal Biz anunciou que vai realizar uma série de entrevistas com os candidatos a deputado estadual e federal de Ourinhos. O objetivo é dar oportunidade para que os eleitores conheçam melhor os candidatos e suas propostas. As entrevistas serão realizadas de hoje até a próxima terça-feira, 28, e serão disponibilizadas através de vídeos nas redes sociais e reportagens do portal JornalBiz.com
Primeira pesquisa
O Instituto MDA acaba de divulgar a primeira pesquisa realizada após o início da campanha eleitoral. Encomendado pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), o levantamento foi feito entre os dias 15 e 18, e aponta o ex-presidente Lula (PT) na liderança.
Dos candidatos a deputado de Ourinhos, apenas Mário Ferreira, do PT, confirma voto em Lula. O PROS, partido de Andréia Capatto, está coligado com o PT, mas a candidata ainda diz estar indecisa.
Quer ler mais sobre a política de Ourinhos e região? Clique aqui.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz