

Da Assessoria CTG
Ação faz parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna da empresa, com objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes de espécies nativas
A CTG Brasil realizou entre o final de janeiro e primeira semana de fevereiro, a soltura de 302 mil peixes das espécies curimbatá e pintado, no reservatório da Usina Hidrelétrica Chavantes, no rio Paranapanema.
As solturas foram realizadas no Camping Municipal de Timburi (SP) e no Parque dos Dourados em Piraju (SP), e faz parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, promovido pela CTG Brasil com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas.

Os peixes utilizados no programa de repovoamento são produzidos na Piscicultura da CTG Brasil, em Salto Grande (SP). No laboratório, além da produção de peixes, são desenvolvidas pesquisas em parceria com universidades.
“A reposição de espécies nativas nos rios é uma medida essencial para preservar o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Essa prática amplia a diversidade biológica e contribui para a manutenção sustentável da atividade pesqueira”, reforça Norberto Castro Vianna, especialista em Meio Ambiente da CTG Brasil.
Desde 2016, quando a CTG Brasil assumiu a gestão do projeto, foram soltos mais de 35 milhões de peixes, nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema.








