Estudantes ourinhenses são autores de livro sobre a própria cidade

Por Bernardo Fellipe Seixas

Projeto apoiado pela Lei Rouanet e pela CBA envolveu dez turmas em pesquisas sobre patrimônios culturais e ambientais de Ourinhos

Alunos de duas escolas da rede pública municipal de Ourinhos se tornaram autores de um livro sobre os patrimônios culturais e ambientais da cidade. A obra “Ourinhos – A cidade da gente” será lançada no dia 9 de dezembro e é resultado de um projeto que envolveu dez turmas das escolas EMEF Prof. Amélia Abujamra Maron e EMEF Prof. José Alves Martins.

Capa do livro “Ourinhos – A cidade da gente”.

O projeto, produzido pela Editora Olhares em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos, foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) por meio do Ministério da Cultura, com apoio da CBA. Cada turma participante escolheu um tema entre os patrimônios da cidade para investigar e escrever, em diversos gêneros literários.

Professor em atividade com alunos. | Foto: Divulgação

O Rio Pardo, o bairro Jardim Itamaraty, a Estação Central e a cerâmica estiveram entre os temas pesquisados pelos estudantes. Para construir o livro, os alunos visitaram os patrimônios e receberam pessoas nas escolas para falar sobre cada assunto. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) contribuíram com lembranças, experiências e pesquisas sobre o tema “Mundo do trabalho – Memórias da EJA”.

“Foi uma noite gratificante, em que a aprendizagem foi sobre qualificação de profissionais. Lá vimos que a modernidade está avançada, que antigamente não tínhamos essas máquinas como vimos lá. Hoje, temos cursos profissionalizantes. Antigamente não se precisava de curso para trabalhar. Hoje, sem um curso, não chegamos a lugar nenhum”, relata a aluna Renata de Abreu Pinto sobre a visita ao Senai, em um dos textos publicados.

O projeto contou com a parceria da escritora Luciana Nabuco e dos ilustradores Olavo Costa e Jordí para dar ao livro o acabamento de uma obra profissional. Segundo o secretário municipal de Educação, Anderson Vieira, o impacto do projeto vai além da publicação. “O projeto ‘A Cidade da Gente’ nos mostrou a riqueza de nosso município sob uma ótica diferente, com o apoio da população e do olhar de nossos alunos”, afirma.

A rede municipal de ensino de Ourinhos receberá 2.650 exemplares para uso didático, garantindo que o livro faça parte da educação de gerações de novos cidadãos ourinhenses.

Uma versão digital do livro também estará disponível no site do projeto (www.acidadedagente.com.br). A iniciativa se soma a outros registros importantes da história de Ourinhos. No ano do centenário da cidade, o Jornal Biz publicou a série “100 Anos Ourinhos“, que se tornou a maior série jornalística da história do município.

Reprodução “Ourinhos – A cidade da gente”.

Sobre a coleção

Com livros já publicados em mais de 40 cidades nas cinco regiões do país, a coleção “A cidade da gente” propõe parcerias de escritores e ilustradores profissionais com professores e alunos de escolas públicas para contar as histórias dos patrimônios materiais, imateriais e ambientais de cada município. O projeto foi vencedor do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro. Idealizado pela Editora Olhares, o projeto completou 10 anos de publicações em 2025.

Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Giselle Germano, a iniciativa investe em uma via de mão dupla. “A pesquisa, a leitura e a escrita ajudam as crianças a valorizarem seus locais de origem e, ao mesmo tempo, aproveitam esse vínculo geográfico para estimular o aprendizado”, explica.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube