Curta o JornalBiz no Facebook Instagram YouTube
por Bernardo Fellipe Seixas
Nascido e criado em Ipaussu, Sergio Galvanin Guidio Filho, 41 anos, é casado e pai de três filhos. Neto do ex-prefeito Fidelcino Guidio, que governou a cidade nos anos 1960, Serginho, como é popularmente conhecido, carrega a política no sangue. Entrou para a vida pública em 2013 como vice-prefeito de Luizão Souto e, em 2016, foi eleito prefeito com 69% dos votos válidos. Em 2020, conquistou a reeleição ao vencer o próprio Luizão em uma disputa direta. Na eleição mais recente, apoiou Aninha Cândido, sua ex-esposa, que foi derrotada por Luizão Souto.
Durante seus dois mandatos, Serginho se destacou pela habilidade na articulação política, presidindo a UMMES e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema por quatro anos. Sua gestão foi marcada por obras estruturais, avanços na educação e iniciativas culturais, com destaque para o fortalecimento da Fanfarra de Ipaussu, a retomada do tradicional Carnaval de rua e o Natal das Luzes, que se tornou referência regional.
Nesta entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Biz, ele faz um balanço de seus oito anos à frente da Prefeitura de Ipaussu, reflete sobre os desafios enfrentados, conquistas alcançadas e seus planos para o futuro. Confira!
Jornal Biz: Ao encerrar dois mandatos consecutivos no comando da Prefeitura de Ipaussu, qual legado você acredita que deixará para a cidade?
Serginho Guidio: Trouxemos investimentos históricos em todas as áreas, especialmente
para os bairros da cidade. Na infraestrutura, por exemplo, em 2020 Ipaussu se destacou por ser uma das primeiras cidades do Brasil a ter 100% de iluminação pública de LED. Também fizemos mais de 10km de calçadas com acessibilidade, as primeiras ciclovias,
revitalizamos o lago municipal, com instalação de um grande playground, cascata no paredão, fonte interativa para crianças e até a primeira pista de caminhada emborrachada da região.
Em parceria com a CDHU, entregamos 200 novas casas para a população, e iniciamos duas obras históricas em parceria com o Governo do Estado: a pavimentação da estrada do Camping e a construção do novo Fórum de Ipaussu.
Zeramos a fila por vagas em creche, com a conclusão da Creche Antonio Alonso, que estava paralisada no início da minha gestão. Implantamos ensino integral de nível fundamental, revitalizamos a frota e melhoramos muito a qualidade da merenda. Reformamos e implantamos salas de informática em todas as escolas da cidade, destacando a da nossa histórica Escola Amador Bueno.
Na área da Saúde, um dos principais marcos do nosso mandato foi a reabertura da
maternidade, fechada pela gestão anterior. Também construímos um novo posto de saúde para a região do Cônego Nazareno, que está pronto para ser inaugurado, e outro que está garantido pelo Governo Federal para que a próxima gestão concluir.
Perfuramos seis novos poços artesianos, garantindo abastecimento de água de
qualidade pra Ipaussu, e acabamos com o problema de mais de 40 anos da
“água turva” no bairro Vila Nova.
Implantamos o Ganha Tempo de Ipaussu, com o atendimento do Ciretran Municipal, o que antes era realizado em outro município. O Sebrae Aqui também agilizou o apoio ao comércio. Criamos várias oportunidades de capacitação, inclusive através da Frente de Trabalho Municipal e Estadual, com investimento de aproximadamente R$2 milhões de reais em auxilio e capacitação para pessoas que se encontravam desempregadas. É tanta coisa e estava esquecendo uma das principais ações socioeconômicas, que foi a implantação do Transporte Público Gratuito!
No Turismo podemos destacar a reforma completa do Camping Municipal, o
Ipaussu Rodeio Indoor, que foi a primeira festa 100% coberta na região, o resgate do
tradicional Carnaval de rua de Ipaussu e o Natal das Luzes, que colocou Ipaussu como
destino turístico nacional durante o mês de dezembro.
Jornal Biz: Qual desafio mais significativo marcou seus oito anos de gestão, e como foi superado?
Serginho Guidio: Acho que para todos, um dos maiores desafios dos últimos tempos foi a pandemia. Foi uma situação muito triste, mas que graças a Deus tivemos sabedoria para lidar com uma situação jamais vivida. Tivemos o apoio de um importante ipaussuense, o médico Dr. Medina, que nos apoiou com seu conhecimento durante esse período.
Outro momento delicado foram os casos de febre maculosa, que infelizmente vitimaram três crianças entre 2019 e 2020, além de outros casos que aconteceram em anos anteriores. Com muita luta e trabalho, nunca mais tivemos casos de febre maculosa no município.
Jornal Biz: Há alguma decisão ou ação em seus mandatos que você mudaria, caso tivesse uma segunda chance? O que faria de diferente?
Serginho Guidio: Toda gestão tem espaço pra aprendizado. Com a experiência que adquiri durante esses oito anos, teria ampliado o diálogo com alguns setores da sociedade, buscando mostrar os reais problemas na cidade para tomadas de decisões coletivas. Tenho a consciência tranquila de que sempre tomei decisões pensando no melhor pra nossa cidade, em especial para as pessoas carentes.
Jornal Biz: Como você lidou com os desafios financeiros e políticos após a saída de Ourinhos da UMMES, e a tentativa de Lucas Pocay de retirar a gestão do Samu da entidade?
Serginho Guidio: Esse foi um momento muito delicado, mas me mantive firme com o apoio dos demais prefeitos da UMMES. Como presidente da entidade, eu estava defendendo o interesse coletivo dos municípios da região por um serviço de saúde
extremamente importante e eficiente. Tanto é que o SAMU se manteve em pé mesmo com o posicionamento egocêntrico do prefeito Lucas, que não era compatível com a opinião dos ourinhenses.
O serviço do SAMU ,que já tinha sido um problema para a região, hoje tem aprovação da população da região. Acredito que o Guilherme, futuro Prefeito de Ourinhos, colocará a cidade novamente como protagonista junto à UMMES, inclusive gastando menos do que a Prefeitura paga hoje.
Jornal Biz: Como está a relação com Luizão, seu antigo aliado político e próximo prefeito? Conseguiram superar os conflitos das últimas eleições?
Serginho Guidio: Independentemente de estarmos como adversários hoje, tentei abrir uma relação democrática e respeitosa com ele. Participei da primeira reunião de transição, esperando que ele estivesse, mas mesmo ele estando junto com sua equipe até a entrada da Prefeitura, ele não participou. Acho que um relacionamento harmonioso é importante para dar continuidade ao desenvolvimento do município.
Particularmente, sempre separei a disputa eleitoral dos interesses do município, mas não vejo reciprocidade no posicionamento dele. Acho que o Luizão ainda não superou a disputa direta que tivemos nas eleições de 2020. Torço pelo desenvolvimento de Ipaussu, e desejo sucesso à próxima gestão.
Jornal Biz: Como você analisa a última eleição em relação à nova formação da Câmara Municipal?
Serginho Guidio: Acho que o poder legislativo é tão importante quanto o executivo. Mesmo a nossa coligação não elegendo maioria, é preciso ressaltar que os dois vereadores
mais votados fizeram parte do nosso governo, em duas das mais importantes secretarias, educação e saúde. Espero que a relação entre esses poderes seja de respeito e diálogo, e expresse o interesse do povo, e não de qualquer grupo político.
Jornal Biz: Na sua visão, quais fatores levaram à vitória de Luizão sobre sua candidata, Aninha Cândido, na última eleição?
Serginho Guidio: Ao contrário do que alguns dizem, acredito que vencer uma eleição, em qualquer circunstância, é o desejo da maioria do povo representando a vontade Divina.
Porém sabemos que atualmente a campanha eleitoral é feita com muitas táticas para conquistar o voto do eleitor. E muitas vezes isso é feito com promessas,
desinformações e fake news, o que sou totalmente contra, e sei que a Aninha
tambem compartilha desses mesmos princípios. Porém a maioria decidiu pela proposta deles (adversários políticos), e esperamos que tudo que foi prometido seja cumprido.
Jornal Biz: Após deixar a prefeitura, quais são seus planos políticos?
Serginho Guidio: Tenho algumas propostas para continuar trabalhando por Ipaussu e região, e acredito que isso seja reconhecimento ao meu trabalho. Estive durante quatro anos como presidente da UMMES, e também comandei por quatro anos o Comitê da Bacia Hídrica do Alto Paranapanema. Essas experiência me deram um conhecimento muito bom das necessidades regionais, e sempre me dediquei a atende-las. Quero continuar trabalhando junto aos demais prefeitos e deputados que possuem esses mesmos interesses.
Jornal Biz: Que mensagem você gostaria de deixar aos cidadãos de Ipaussu ao concluir seus dois mandatos?
Jornal Biz: Quero agradecer ao povo de Ipaussu pela oportunidade de servir nossa cidade por 12 anos — 4 como vice-prefeito e 8 como prefeito. Ser prefeito dessa cidade tão importante onde nasci, moro e crio meus filhos, não tem preço! Procurei governar com o mesmo amor que meu avô Fidelcino da Silva Guidio fez quando foi prefeito na década de 1960.
Tenho que agradecer a muita gente, o Tiãozinho, parceiro e vice-prefeito, toda equipe da Prefeitura e, especialmente minha família, que meu deu suporte nos momentos difícieis. Acredito que ser prefeito é um destino sagrado, um presente de Deus. Meu sentimento pelo povo de Ipaussu sempre será resumido a uma palavra: Gratidão!
- Clique aqui para ler mais notícias da região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz