Eleições 2024: Pesquisa frustra pretensões de vereadores, exceto um

Imagem: ipht.org

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas/Jornal Biz

Uma pesquisa realizada na cidade indica que os vereadores estão com a moral baixa com a população, e a paciência com atual gestão chegou ao fim. O levantamento mediu a popularidade de políticos e nomes que poderão estar nas urnas nas eleições do ano que vem, e o resultado foi acachapante para quem tem ocupado cargos públicos nos últimos anos.

Os membros do Legislativo também parecem ser desconhecidos para o público: Quando exibidas as fotos de todos os parlamentares, apenas quatro foram reconhecidos por mais de 15% dos entrevistados.

No momento em que o cidadão foi questionado se, nas próximas eleições, votaria em um dos atuais ocupantes de cadeira da Câmara para comandar a Prefeitura, apenas um ultrapassou dois dígitos de intenção de voto. A maioria não computou 1% da preferência, ao contrário do resultado quando o tema era a desaprovação.

A rejeição foi aferida quando o eleitor respondeu em quem não votaria de jeito nenhum. Conhecidos das urnas locais ultrapassaram 20%. O vereador que carrega até às urnas a patente de profissional de saúde atingiu 23%, só ficando abaixo dos 29% obtidos por um ex-assessor de deputado. Um ex-vereador poderá ficar de olhos arregalados quando descobrir quanto a sua rejeição aumentou em menos de quatro anos.




A pesquisa também verificou o prestígio dos nomes apontados como possíveis candidatos a prefeito da oposição e situação. Mesmo com o apoio do atual mandatário e uma grande exposição nas redes sociais, jornais, rádios, sites chapa-branca, e até canais oficiais da Administração, o escolhido do atual prefeito não conseguiu 10% de citações, quase empatando com um ex-prefeito. O principal nome da oposição totalizou o dobro de intenção de votos de todos os outros juntos. Já os militantes do partido que comanda o Governo Federal reuniram quase 3% dos votos.

Apesar de ainda faltar um ano e quatro meses para as eleições municipais, e os nomes e coligações ainda não estarem definidos, a pesquisa indica que possivelmente o cenário será polarizado, semelhante ao das eleições de 2020.

O atual prefeito foi eleito após mandatos no Legislativo. Será que o feito irá se repetir?

Atenção: Este é um texto de ficção. Ou não.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube