Pesquisa indica os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Fotos: Câmara dos Deputados

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas

Dos deputados com atuação na região de Ourinhos, apenas Motta, Paulinho e Chinaglia aparecem entre os 16 destaques do estado de São Paulo

Saiu a 29ª edição de “ Os Cabeças do Congresso”. A pesquisa é publicada anualmente desde 1994, e aponta deputados e senadores que se destacam, em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, em quesitos como formulação de propostas, poder de argumentação, organização, negociação e articulação, além de formação de opinião.

Capa do “Cabeças do Congresso Nacional 2022”, produzido pelo DIAP

O levantamento é feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), e tem como objetivo mapear e fornecer ao público informações seguras sobre os 100 parlamentares mais influentes do Brasil. Quem coordena o trabalho é o jornalista, analista político e ex-diretor de Documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz, com supervisão do advogado Dr. Ulisses Riedel de Resende e contribuições de observadores do processo legislativo e da atividade parlamentar do Congresso brasileiro.

Dos 513 deputados federais do Brasil, 70 foram eleitos pelo estado de São Paulo, e apenas 16 aparecem no ranking dos 100 melhores. O mais populoso estado do país é também o que colocou mais parlamentares na lista (16), seguido de Pernambuco e Bahia, com dez, cada. Nenhum dos senadores paulistas se sobressaiu.




Se analisarmos os parlamentares com atuação na região de Ourinhos, apenas três se destacaram, e todos com perfis de articulação e organização: Luiz Carlos Motta (PL), comerciário, Arlindo Chinaglia (PT), médico e ex-presidente da Câmara dos Deputados e Paulinho da Força (Solidariedade), líder sindical.

Um fator que deve ser realçado na pesquisa é a maior presença de deputados que fazem oposição ao governo Bolsonaro na Câmara. Dos 16 melhores do estado de São Paulo, cinco são do PT e dois do PSOL. O PSB, PC do B, Solidariedade e Cidadania tem um deputado, cada. O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, aparece com os nomes de Eduardo Bolsonaro e Luiz Carlos Motta, e o Republicanos, que integra a base, com três representantes.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Reflexos – A polarização que acontece pela disputa da Presidência da República entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL), se repete no placar quando os deputados e senadores são agrupados por partido. O PT lidera com 13 deputados e 6 senadores, seguido do PL com 5 deputados e 4 senadores. Na sequência surgem os partidos do Centrão; PSD (3º), MDB (4º), PP (5º) e União Brasil (6º). O 7º partido é o PSB, de Geraldo Alckmin, e o 8º o PDT, de Ciro Gomes.

Imagem: Reprodução DIAP

Senadores paulistas fazem feio

Um ponto negativo para os paulistas é o fato de nenhum senador constar na lista de melhores. José Serra e Mara Gabrilli, do PSDB, e Giordano, do MDB, são figuras completamente apagadas.

Os três senadores por SP não aparecem no ranking

Giordano assumiu a cadeira de Major Olímpio, falecido em março de 2021, vítima da Covid. José Serra foi deputado federal e governador de São Paulo, e Gabrilli foi vereadora e também deputada federal, antes de serem eleitos senadores.

Inscreva-se no canal do Jornal Biz no YouTube

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube