CANETADA 31.5.21

CANETADA edição nº 139

a última Canetada

Olha o português!

Uma entrevista do secretário de saúde de Ourinhos, Donay Neto, à TV Tem, virou motivo de piada na região. A matéria era só mais uma dentre as muitas que a retransmissora da Rede Globo faz para divulgar ações da atual gestão, mas um erro gramatical grosseiro estampado na lousa, que servia de cenário para o entrevistado, chamou a atenção. Reafirmar que só a vacina protege as pessoas contra o covid é uma necessidade, em tempos de negacionismo, mas o cuidado com a língua portuguesa também deveria receber atenção. Na lousa, em letras garrafais, escreveram “só ela (vacina) proteje”; a grafia está errada. A palavra se escreve com “G”: protege.

A vacina proteGe! | Jornal Biz – Portal de Conteúdo

Pesquisa I

Alguém está querendo saber como anda a popularidade do prefeito Lucas Pocay (PSD), do governador João Dória (PSDB) e do presidente Bolsonaro (sem partido). Por telefone, um instituto de pesquisa (ou empresa do ramo) está realizando levantamento em Ourinhos, e uma das perguntas é qual a avaliação desses políticos no enfrentamento da pandemia.

Pesquisa II

O cenário eleitoral para 2022 também está sendo testado. A rejeição aos políticos ourinhenses, sua capacidade de transferência de votos e possíveis “novos nomes” na política local foram algumas das questões levadas aos munícipes.

Tá nem aí!

Quatro proposituras da vereadora Nilce Protetora, que constam da pauta da sessão de hoje, dão uma amostra do respeito que o prefeito Lucas Pocay tem com os parlamentares. Inclusive os governistas! Nilce é do partido do prefeito, o PSD, e não consegue sequer respostas da Prefeitura para suas reivindicações. Que moral, hein?!

Trecho da pauta da sessão de hoje da Câmara de Ourinhos

Referência

Ourinhos é a cidade da região onde a vacinação de pessoas com comorbidades está mais atrasada. Em Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e São Pedro do Turvo a imunização já está liberada para quem tem mais de 40 anos e possui algum problema crônico de saúde desde a última sexta-feira (28). Londrina já está vacinando pessoas com comorbidades a partir dos 30 anos desde quarta-feira passada. Em Ourinhos a semana começa com a imunização (ainda) a partir de 43 anos.

Furna, Furninhas, Furnas

Fernando Rosini, o Furna Beco da Bola (DEM) pede em requerimento que a Prefeitura construa pista de caminhada nos entornos do Córrego Água das Furnas e Furninhas.

Furna, Furninhas, Furnas II

A reivindicação do vereador é justa, mas mais importante seria a despoluição dos córregos. Já faz alguns dias que o lago da Fapi exala um cheiro insuportável, e é fácil constatar o problema frequentando a pista de caminhada que contorna o lago.

#EleNão também

A Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo rejeitou uma moção apresentada pelo vereador Juninho Souza (Republicanos) que pretendia parabenizar – Acreditem! – o senador Flávio Bolsonaro (sem partido) por xingar o relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros. O vereador Duzão argumentou que não se pode elogiar o “filho 01” do presidente, envolvido em tantas suspeitas de corrupção. Nilson Fernandes (PSD) foi mais direto, e afirmou ter votado contra em respeito aos mais de 450 mil brasileiros mortos por Covid.

Afinados

Na região alguns políticos do Republicanos, partido que pode ser o destino do presidente da república, fazem questão de propagar ideias bolsonaristas. Enquanto em Santa Cruz do Rio Pardo o vereador Juninho Souza tentou homenagear um filho do presidente com uma Moção, em Ourinhos Cícero Investigador pediu que a Prefeitura oferecesse “kit covid” para tratamento precoce da população, com remédios sem eficácia para o tratamento ou prevenção do Covid19. A ciência e o bom senso choram.

Foto da Semana

“Difícil é não amarelar”, por Rafael Lefcadito.

Foto da Semana #CANETADA | Jornal Biz | Foto: Rafael Lefcadito

Breu

A rodovia Raposo Tavares corta bairros populosos e apresenta trânsito intenso. A cada dia aumenta o número de lâmpadas queimadas no local, trazendo risco para motoristas e pedestres. Estão esperando acontecer mais acidentes?

Mordaça

Em Ourinhos a tradição da imprensa comprada vem de muitas décadas. Preocupada com a voz da população nas redes sociais, com comentários nem sempre elogiosos, a Prefeitura tem cada vez mais “colocado no bolso” alguns jornalistas. Isso é feito com dinheiro público, que poderia ser utilizado em campanhas educativas, mas é desvirtuado para o “cala a boca que eu te pago“.

Anuncie (14)99888-6911

Bombou!

Lançado com exclusividade pelo Jornal Biz no último sábado, o clipe da música “Puxa-saco de Ouro“, de Walter Alvez, já alcançou centenas de compartilhamentos nas redes sociais. Com versos bem elaborados, humorados e ácidos, o rapper critica a farra de gastos da Prefeitura de Ourinhos com cargos comissionados. A atual gestão já torrou mais de R$13 milhões em menos de 5 meses neste ano. Confira abaixo:

Nuvens negras

Com o alto número diário de novas pessoas contaminadas pelo coronavírus, é de se perguntar: Se hoje a cidade e região não dispõem de leitos de UTI, o que será daqui a alguns dias? Para onde irão os doentes que precisarem de recursos hospitalares?

Charge da semana

Inclusão digital e redes sociais, por Bebi Nanquim.

Charge: @bebi_nanquim

Frase da semana

“Não se humaniza a vida numa sociedade como a nossa sem conflito”. Julio Lancelotti, padre, em entrevista ao El País.

Destaques da Pauta

As três proposituras selecionadas como destaques para a 17ª sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, que acontece hoje, são dos vereadores Cícero Investigador (Republicanos), Alexandre Enfermeiro (PSD) e Roberta Stopa (PT).

JornalBiz.com – Portal de Conteúdo
  • Cícero pede providências urgentes para melhorar a segurança na rodovia Raposo Tavares, na altura do trevo da vila Brasil. O perigo aumentou após a retirada do radar.
  • Enfermeiro quer saber das consultas de especialidades médicas no AME. Tem gente esperando por consulta há mais de um ano!
  • Roberta cobra transparência nos atos dos Conselhos Municipais e Comitês no site da Prefeitura.

CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz