Enquetes Biz 2024: O termômetro da gestão Diego Singolani e as expectativas para Dr. Otacílio

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas / Jornal Biz

Atual prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo tem gestão considerada ótima ou boa por 49% dos participantes do levantamento do Jornal Biz. Índice de aprovação confere com seu desempenho nas urnas na última eleição.

O Jornal Biz concluiu no último dia 20 a realização da 4ª edição das Enquetes Biz para Santa Cruz do Rio Pardo. A iniciativa é realizada desde 2021, sempre acontecendo entre os meses de novembro e dezembro, e se tornou o maior termômetro digital de popularidade e engajamento dos políticos de cidades como Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, Chavantes e Salto Grande, entre outras.

Os resultados das Enquetes Biz não devem ser interpretados como os de uma pesquisa de opinião. A votação esteve disponível para participação espontânea e anônima, exclusivamente pelo site JornalBiz.com, entre os dias 8 e 20 de novembro. Cada pessoa pôde votar apenas uma vez por equipamento (IP).

O prefeito Diego Singolani (PSD) obteve 49% de aprovação em seu último ano de mandato, registrando um crescimento de 2% em relação a 2023. Sua avaliação negativa totalizou 24%, e outros 27% analisaram sua gestão como regular.

A melhor avaliação da administração de Diego foi no Esporte, com 22%, seguida de Educação, 16% e Cultura, 12%. A qualidade dos serviços urbanos e zeladoria foi apontada como o calcanhar de Aquiles de Diego, com 57% de reprovação. Para 9% a Saúde foi mal, e 7% responderam que o Meio Ambiente deveria ter tido mais atenção.

  • Evolução da avaliação positiva de Diego Singolani nas Enquetes Biz: 2021 (80%), 2022 (56%), 2023 (47%), 2024 (49%). Nas eleições municipais de outubro, Diego totalizou 49,75% dos votos válidos; apenas 0,5% a menos do que o vencedor do pleito, Dr. Otacílio.

Perfil dos Votantes – A amostra dos votantes é composta por 57% de homens e 43% de mulheres, com uma faixa etária predominantemente entre 35 e 49 anos (33%). Outros grupos incluem 22% entre 25 e 34 anos, 19% entre 50 e 65 anos, 16% de 15 a 24 anos e 10% com mais de 65 anos. Cada questão registrou uma média de 100 votos.

Acertos e Erros | Os principais erros indicados pelos participantes na gestão Diego Singolani foram a formação da equipe de trabalho (25%), problemas na articulação política (18%) e falhas na Saúde (14%). Entre os acertos, a reforma e ampliação do Complexo Esportivo e a construção do Condomínio Vida Longa foram destacados por 25% e 19% dos votantes, respectivamente. A implantação do Lanchódromo foi lembrada por 12%.

Desempenho da Câmara Municipal
O trabalho dos vereadores na legislatura 2021-2024 foi mal avaliado, com 40% dos participantes considerando a atuação como ruim ou péssima. Outros 43% analisaram como regular, e apenas 18% avaliaram como ótimo ou bom.

Vereadores em destaque | O professor Duzão (Psol) foi o parlamentar mais bem avaliado, com 61% dos votos. Ele venceu a disputa pelo terceiro ano consecutivo, e com ampla margem de diferença para o segundo colocado, Cristiano de Miranda (Republicanos), que obteve 10%. A vereadora professora Roseana foi a única a não receber votos nessa questão.

  • Duelo – Na primeira edição das Enquetes Biz, em 2021, Duzão ficou com a segunda colocação na pergunta sobre melhor vereador, atrás de Juninho Souza (União Brasil). Nos anos seguintes, o vereador do PSB alcançou o topo, enquanto Souza amargou avaliações ruins.

Quando o morador foi questionado sobre qual vereador desempenha o pior trabalho na Câmara Municipal de Santa Cruz, o mais indicado foi Juninho Souza, com 32% dos votos. Paulo Pinhata (Agir) ficou logo atrás com 8%, e Mirtão de Caporanga com 7%. Adriano Campanha foi o menos lembrado nessa pergunta, com apenas um (1) voto.

Expectativa pelo retorno de Dr. Otacílio
Com a volta de Dr. Otacílio (PL) ao cargo, em 1º de janeiro de 2025, 40% dos entrevistados esperam melhorias na gestão municipal, enquanto 28% acreditam que sua administração pode ser pior do que a de Singolani. Para 32% dos votantes, a mudança no comando da Prefeitura não vai afetar a qualidade dos serviços públicos, e tudo “vai continuar como está”.

Segundo os participantes das Enquetes Biz 2024 para Santa Cruz do Rio Pardo, Dr. Otacílio deve priorizar a Saúde (26%), Cultura (11%) e Educação (11%). O Meio Ambiente foi a área menos citada, com apenas 2% dos votos, um dado preocupante frente às mudanças climáticas e tragédias ambientais recentes.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
As Enquetes Biz também perguntaram quem deveria presidir o Legislativo a partir de 1º de janeiro de 2025. Professor Duzão foi o mais indicado, com 29% dos votos, seguido de professor Edvaldo, 24%, e Dr. Mauro Assis, 11%.

  • Para acessar a página original de votação das Enquetes Biz 2024 de Santa Cruz do Rio Pardo, clique aqui.

“Não esperava tantos votos”, diz vereador mais votado da região

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube